Seis IES brasileiras aparecem entre melhores do mundo

Seis universidades brasileiras integram a lista das 500 melhores instituições de Ensino Superior do mundo. O ranking, realizado pela Universidade de Comunicações de Xangai, foi divulgado na última quinta-feira, 12 de agosto.

A USP (Universidade de São Paulo) é classificada como a melhor do País e aparece entre as 150 melhores do mundo. Na sequência, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ganha destaque entre as 300 instituições com desempenho acadêmico notável.

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) aparecem entre as 400 selecionadas. Por fim, entre as últimas do ranking, está a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

As instituições norte-americanas lideram 17 das 20 primeiras posições do levantamento. Como no ano passado, Harvard é nomeada a melhor do mundo.

Além das seis Universidades Brasileiras, mais quatro Universidades sul-americanas estão no ranking das 500 melhores: duas chilenas (Universidade Católica do Chile (UC) e Universidade do Chile (UCHILE)), uma mexicana (Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)) e uma argentina (Universidade de Buenos Aires (UBA)).

A Universidade de Comunicações de Xangai avalia essencialmente o desempenho das instituições de Ensino Superior na pesquisa. São considerados os números de prêmios Nobel recebidos, de medalhas Fields (o equivalente ao Nobel em matemática) e artigos publicados em revistas e periódicos internacionais.

Fonte: Universia / AFP