Veja como ter acesso ao tratamento gratuito para o HIV

O acesso ao tratamento para o HIV (vírus da AIDS) é gratuito no Brasil e realizado por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Portadores do HIV podem ter acesso aos antirretrovirais (remédios que têm a função de impedir a multiplicação do vírus no organismo) nos Serviços de Assistência Especializada, que são ambulatórios localizados em postos de saúde, hospitais ou policlínicas, onde médicos e os remédios estão à disposição. O tratamento gratuito é assegurado por lei desde 1996.

Veja onde conseguir remédios aqui

A AIDS, (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, na sigla em inglês) é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo HIV. Não tem cura, mas o tratamento da forma como é realizado atualmente garante longa sobrevida ao portador.

Dados do governo indicam que a compra desses remédios custa cerca de R$ 1 bilhão por ano.

Tratamento:

O tratamento de soropositivos é feito a base de um coquetel composto atualmente por 19 remédios (cada paciente toma ao menos três) que, juntos, evitam o enfraquecimento do sistema imunológico causado pela atuação do HIV. Sua ação diminui o aparecimento de infecções por doenças oportunistas (aquelas que se aproveitam de um sistema de defesa debilitado para ocorrer).

*Tire suas dúvidas sobre Aids e HIV aqui

Apesar de aumentar a expectativa de vida dos soropositivos, os antirretrovirais causam efeitos colaterais. Em geral, ocorrem logo no início do tratamento e na maioria dos casos, desaparecem ou são diminuídos após o primeiro mês de uso. Diarreia, vômitos, náuseas e manchas avermelhadas pelo corpo são os efeitos mais comuns.

O tratamento com antirretroviral pode ainda levar ao aparecimento da lipodistrofia – mudanças na distribuição da gordura do corpo, com diminuição da gordura da face, pernas, braços e glúteos. Na falta de um dos medicamentos, é recomendado que todos sejam interrompidos, retornando o tratamento quanto tiver acesso a todos, caso contrário pode causar resistência do organismo.

Fonte: Portal R7 E Ministério da Saúde