Abertas as inscrições para a 16ª edição do Prêmio Direitos Humanos

Imagem: Secretaria de DH

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) abre as inscrições até o dia 17 de outubro para sugestões ao Prêmio Direitos Humanos – edição 2010. Os interessados em participar da 16ª Edição podem acessar a página da SDH na internet aqui, onde está disponível o regulamento e a ficha de sugestões para ser preenchida e enviada por e-mail.

Poderão ser sugeridas pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações na área dos Direitos Humanos. Os vencedores serão conhecidos em dezembro, ponto alto das comemorações da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O prêmio, composto por uma escultura e um certificado, é concedido pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. Instituído em 1995, o Prêmio Direitos Humanos inclui na edição de 2010 duas novas categorias: Mídia e Direitos Humanos e Garantia dos Direitos dos Povos Indígenas. Ao longo de 16 anos de existência já foram agraciadas diversas pessoas e instituições.

Entre as personalidades premiadas estão: Herbert de Souza, o Betinho, o Cardeal Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, a novelista Glória Perez, o padre Júlio Lancelotti, ex-ministro da Justiça, José Gregori, Milton Santos (post morten), o Padre Jaime Crowe, Manoel Bezerra de Mattos Neto, entre outros.

Das ONGs contempladas estão: Central Única de Favelas, Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, Comissão Pastoral da Terra, Aldeias Infantis SOS Brasil – Amazonas, Grupo Cultural AfroReggae, entre outras. Maiores Informações, clique aqui ou ligue para (55 61) 2025-7904/ 2025-7905.

Fonte: Onda Jovem / Secretaria de Direitos Humanos