Abertas inscrições para Programa de Capacitação nos EUA

Imagem: Fullbright Brasil

Professores de língua inglesa terão a chance de aperfeiçoar os conhecimentos sobre o idioma por meio do Programa Certificação nos EUA que oferece capacitação intensiva aos educadores. Os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 27 de setembro.

A iniciativa é da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Embaixada dos Estados Unidos e a Comissão para Intercâmbio Educacional entre os EUA e o Brasil, Fulbright.

Entre os objetivos do programa estão a valorização dos profissionais que atuam na rede pública de educação, o fortalecimento da fluência oral e escrita em inglês e o estímulo para parcerias visando possíveis intercâmbios entre professores e alunos dos dois países.

Seleção

O programa prevê a seleção de até 20 participantes. O curso intensivo terá duração de oito semanas, de janeiro a março de 2011 na University of Oregon em Eugene – EUA. O projeto desenvolvido nos EUA deverá ser concluído no período de duas semanas após o retorno do professor ao Brasil. Entre os benefícios para os participantes estão: alojamento, alimentação e o deslocamento.

Para participar, é necessário possuir nacionalidade brasileira, bacharelado ou licenciatura em língua inglesa e atuar como professor efetivo na rede pública de ensino na disciplina de Língua Inglesa, ter concluído a graduação em letras a partir de 2000.

Além disso, é preciso ter proficiência em inglês, estar residindo no Brasil durante o processo seletivo, não possuir experiência acadêmica e /ou profissional prévia nos EUA, não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para o mesmo objetivo, sob pena do cancelamento da bolsa e ressarcimento dos valores já pagos, monetariamente atualizados.

O Edital completo e formulário de inscrição podem ser obtidos no site

Maiores informações aqui

Fonte: BV News