“UFMS de Portas Abertas”

Imagem: UFMS

O objetivo do projeto é o de apresentar a UFMS e todos os cursos disponíveis, além do benefício em estudar numa universidade pública.

Conforme Lourival dos Santos, coordenador do curso de história e um dos coordenadores do projeto “UFMS de Portas Abertas”, a maioria dos alunos do Campus de Três Lagoas são de outras cidades. Para o professor isso ocorre devido à falta de conhecimento dos alunos três-lagoenses quanto à universidade.

PROGRAMAÇÃO

No sábado, dia 23, a partir das 8 horas, no anfiteatro do campus I, haverá palestra. A Universidade será apresentada aos alunos. Após a palestra, os alunos poderão conhecer todos os blocos da UFMS, campus I e II.

Nos blocos acontecerão apresentações simultâneas sobre os 12 cursos disponíveis da UFMS. O aluno poderá ficar a vontade para saber mais sobre a carreira que deseja seguir, mas também poderá saber sobre os demais cursos. São os alunos e professores da universidade que apresentarão os cursos.

O Evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem início na UFMS no dia 21, com a abertura no período da noite.

Acesse a programação completa aqui

ESCOLA PÚBLICA

Durante visita nas escolas pública no decorrer desta semana para a divulgação do projeto, Lourival disse que muitos alunos se interessaram em estudar na UFMS. Por outro lado, alguns confessaram nem saber que o estudo é gratuito, fato considerado preocupante pelo professor.

Na visão de Lourival, a deficiência está justamente nas próprias escolas públicas, que não divulgam tão pouco incentivam seus alunos a optarem por uma universidade pública.

Resultado de processo de exclusão educacional é outra questão apresentada pelo professor. Alunos que sempre estudaram em escolas pública, em sua maioria não acreditam serem “dignos” de uma vaga na Universidade pública. A realidade destes alunos limita-se em apenas ter curso superior caso paguem por ele.

CADASTRO

Para estreitar o relacionamento entre a UFMS e o aluno da rede pública, representantes do projeto durante visita nas escolas entregaram uma ficha para cada aluno interessado em participar do projeto preencher. Na ficha o aluno pode descrever qual o curso mais o atrai. Conforme Lourival essa foi uma louvável estratégia para que a universidade saiba se está indo de encontro com o aluno.

Com base no cadastro, o aluno receberá em seu e-mail notícias relacionadas ao seu curso preferido. “É a chance que temos de aproximar o aluno da rede pública a universidade a qual ele deve fazer parte”, disse. Conforme Lourival, fato curioso é que sobram vagas em alguns cursos, devido à baixa procura, entre eles estão: história e matemática. Para o professor é preocupante, pois no decorrer dos anos, caso a baixa procura continue os cursos podem ser cancelados.