Alunos da Anhanguera sinalizam espaços da faculdade com placas em LIBRAS

imagem inclusaoA língua de sinais é uma língua que se utiliza de gestos, sinais e expressões faciais e corporais ao invés de sons na comunicação. Assim como os idiomas falados, é grande a variedade de línguas de sinais ao redor mundo. Mas, ao contrário do que as pessoas ouvintes comumente supõem, as línguas de sinais não são versões sinalizadas das línguas orais. Ou seja, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por exemplo, não é a versão sinalizada do português falado no Brasil.

Foi ao compreender essas especificidades do universo das pessoas que não são usuárias da língua oral, seja por surdez ou qualquer deficiência auditiva, mas que estão inseridas na rede regular de ensino, que os alunos do quarto ano do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 3 decidiram elaborar placas de sinalização baseadas na LIBRAS para identificar os locais de circulação da unidade, como salas de aula, bibliotecas e demais dependências da faculdade.

A iniciativa surgiu durante um curso básico em LIBRAS, obrigatório nos cursos de licenciatura, e levou cerca de um semestre para ser concretizada. O objetivo de produzir a sinalização, segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Aglay Sanches, é incluir os alunos ou futuros alunos usuários da LIBRAS e ajudá-los a se localizar dentro da faculdade.

A sinalização foi feita seguindo orientações da Federação Nacional de Instrução dos Surdos (FENEIS), além de publicações reconhecidas pela comunidade surda.