Dicas para montar um bom currículo

Aprenda a montar seu currículo

O currículo é sua forma de se apresentar perante um ambiente profissional, por isso, ele deve ser objetivo, contudo informações relevantes não devem ser ocultadas. Ele precisa ser adaptado de acordo com o perfil da empresa e da vaga para a qual o profissional está se candidatando.

Ele inclui cinco seções obrigatórias (identificação, objetivo, qualificações, experiência profissional e formação educacional) e uma opcional (cursos e treinamentos). Abaixo explicitamos o que cada uma deve conter.

Identificação

Esta seção deve estar no início do currículo. Inclui nome completo, nacionalidade, estado civil, endereço, telefone, número do celular e e-mail. Informações pessoais como data e local de nascimento, filiação e números de documentos não são necessárias. Se você vai disponibilizar o currículo na internet, o melhor seria colocar apenas o nome completo e e-mail.

Objetivo

Aqui é essencial especificar o cargo e área de atuação pretendidos. Caso não possua experiência considerável, o ideal é que explique porque escolheu sua profissão e como pretende conduzir a sua carreira. Seja claro, procure personalizar o seu objetivo para a empresa e o cargo ao qual está se candidatando e mencionar também como você contribuiria para o sucesso do empregador. Busque no site da empresa informações que contribuam para essa personalização do currículo.

Qualificações

É importante enumerar as qualificações e habilidades que possui e que são requeridas. Para isso, basta verificar os anúncios para as vagas nas quais está interessado e relacionar os pré-requisitos constantemente exigidos nos mesmos. Em seguida, inclua no seu currículo aquelas que possui.

Experiência profissional

Você deve descrever suas experiências profissionais (no máximo os últimos cinco empregos), sempre começando pelos trabalhos mais recentes até os mais antigos. Estabeleça claramente as datas (mês/ano) do período de cada emprego antes de começar a descrevê-los. Se a empresa não for muito conhecida, você pode incluir uma rápida descrição da mesma (ramo de atividade e tamanho). Em seguida, você deve falar de maneira sintética do cargo ocupado e, se possível, realizações que contribuíram para o sucesso da empresa.

Formação educacional

Descreva a sua formação educacional incluindo apenas o ensino médio, graduação e pós-graduações. Se relevante à vaga desejada, acrescente também os prêmios acadêmicos recebidos, os trabalhos de conclusão de curso e as monografias.

Cursos e treinamentos (Opcional)

Nesta seção, você pode colocar os treinamentos e os cursos de idiomas, informática ou quaisquer outros que sejam relevantes ao cargo postulado. Não inclua cursos sem nenhum vínculo ao emprego desejado ou cursos “relâmpagos”. Seja sucinto e objetivo.

Palavras-chave

Por fim, no caso de disponibilizar o seu currículo na internet ou em sites de recrutamento, é recomendável acrescentar uma seção no final com as palavras-chave associadas ao seu perfil profissional. Isso aumentará a visibilidade do seu CV por parte dos recrutadores e empresas.

Fonte: FGV Management