Relações Internacionais

As Relações Internacionais são uma área de estudos dedicada à compreensão das relações entre Estados, sejam elas diplomáticas, comerciais, legislativas ou culturais.

Pode-se considerar que as Relações Internacionais tiveram um início inspirado nos movimentos pacifistas do século XIX que tinham como principal objetivo defender o fim da guerra e dos conflitos e promover a paz através da cooperação harmoniosa entre os Estados.

Uma das funções básicas das Relações Internacionais é o estudo das relações entre os estados que envolvem os estudos da paz, da diplomacia e da guerra entre os Estados e outros atores não estaduais, de organizações internacionais, transnacionais e as ONGs no sistema internacional.

No âmbito da juventude, se destaca a Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), um organismo multilateral que reúne órgãos de juventude dos governos nacionais, da América Latina e alguns países europeus. Os seus membros são, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A OIJ é um importante instrumento de integração e cooperação internacional na temática de juventude.

Ao abordar a temática de relações internacionais seria importante conhecer um pouco sobre as Organizações Internacionais e os Blocos Econômicos, que são reuniões de países que têm como objetivo a integração econômica, política e/ou social.

No Brasil o órgão responsável pelas relações internacionais é o Ministério das Relações Exteriores, ou Itamaraty, como é conhecido. A diplomacia brasileira definiu como princípios norteadores de suas relações internacionais: a solução pacífica das controvérsias, a não-intervenção e, principalmente a partir de 1945, com a criação da ONU, a participação intensa, porém independente, nos mais importantes foros internacionais.

Mais informações sobre o Itamaraty