Estudos no Exterior

Há uma grande demanda, principalmente de jovens, por estudos em outros países. No Brasil, a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior possui programas de bolsas no exterior para cursos de doutorado, estágio de doutorado e estágio pós-doutorado. Assim como há uma área de cooperação internacional, que tem como objetivo desenvolver as atividades da pós-graduação brasileira no contexto mundial. A Cooperação Internacional da CAPES busca apoiar os grupos de pesquisa brasileiros por meio do intercâmbio internacional, buscando a excelência da nossa pós-graduação.

Mais Informações no Portal da CAPES

A Divisão de Temas Educacionais, do Ministério das Relações Exteriores divulga informações sobre Bolsas de Estudo para brasileiros oferecidas por Organismos Internacionais e Governos Estrangeiros, visando ao aperfeiçoamento de recursos humanos.

Alguns países oferecem incentivos a estudantes estrangeiros, através de editais. Confira alguns desses países e fique atento aos períodos de lançamento dos editais.

O Brasil, através do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do Ministério da Ciência e Tecnologia oferece incentivo a estudantes de todo o Brasil e a estudantes da África do Sul, Austrália e de países da América Latina e do Caribe. A abertura de inscrições geralmente se dá no mês de outubro.

Mais Informações LNLS

Para os estrangeiros interessados em estudar na Argentina, o site “Estudos na Argentina” traz informação sobre todos os cursos universitários que se ministram na República Argentina, além de informações sobre a Argentina e sobre possíveis bolsas de estudo.

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) oferece bolsas de pós-graduação máster em política públicas e boa governança. Podem participar do processo seletivo profissionais das áreas de Ciências Políticas, Jurídicas e Econômicas, bem como de Administração. As inscrições geralmente são abertas no mês de outubro.

Mais informações

Programa Endeavour – Oferece bolsas de estudo para Austrália, nos programas Endeavour Research Fellowships (pesquisas de curta duração) e Endeavour International Postgraduate Research Scholarships (bolsas de pós-graduação). Os auxílios destinados a brasileiros partem de uma iniciativa do Ministério de Educação, Ciências e Treinamento australiano em conceder oportunidades para pesquisadores de pós-graduação e pós-doutorado estrangeiros da Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e Oriente Médio em uma Instituição de Ensino Superior naquele país. Geralmente as inscrições são realizadas no mês de julho.

Mais informações

Para quem quer estudar no Canadá, pode procurar informações através do CEC – Centro de Educação Canadense, que oferece uma série de serviços aos estudantes de todo o Brasil. Através do site é possível obter uma série de informações práticas sobre o Canadá.

Vanier – Programa de Bolsa de Pós-Graduação a Estrangeiro, do Canadá. Oferece auxílios a estudantes de doutorado nas áreas de ciências sociais e humanas, ciências naturais, engenharia e saúde. Há oportunidades de subsídios em três agências de fomento a pesquisa do Canadá: o SSHRC (Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas), o NSERC (Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia) e os CIHR (Institutos de Pesquisa em Saúde do Canadá). O edital é lançado geralmente entre os meses de outubro e novembro.

Mais informações (inglês ou francês).

Para os brasileiros que desejam estudar no Chile, há o Programa de Bolsas de Cooperação Horizontal da República do Chile, que visa conceder benefícios a profissionais, docentes e pesquisadores de países da América do Sul, incluindo o Brasil. A bolsa tem duração de 24 meses para cursos de mestrado e de 48 meses para cursos de doutorado.

Informações no site da AGCI – Agência de Cooperação Internacional do Governo do Chile

Para quem deseja estudar na China, pode procurar informações no site do Conselho de Bolsas da China (em inglês). Geralmente as inscrições são abertas no início do ano, por volta dos meses de fevereiro ou março.

A TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento) oferece bolsas de estudo para pesquisa e treinamento na China e na Índia, para os Programas de Pós-Graduação TWAS-CAS e TWAS-DBT. O Programa TWAS-CAS para Pesquisa, oferecido em parceria com a Academia Chinesa de Ciências, é direcionado aos cientistas interessados em concluir o último ano do pós-doutorado em uma das 80 instituições chinesas. Já o Programa TWAS-DBT, para pesquisa ou treinamento, destina-se aos pesquisadores queiram fazer parte ou toda a pós-graduação em biotecnologia em instituições de pesquisa indianas. A iniciativa é resultado de um acordo firmado com o Departamento de Biotecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia da Índia. Geralmente as inscrições são abertas no mês de agosto.

Mais informações

O principal programa de concessão de bolsas oferecido pelo governo de Cuba a brasileiros é destinado a estudos na ELAM (Escola Latino-americana de Medicina), em Havana, capital do país. Todas as indicações de candidatos são feitas indiretamente por instituições oficiais do governo ou organizações políticas, sociais e religiosas brasileiras.

Mais informações

O Becas MAEC, principal programa de bolsas do Governo da Espanha, geralmente abre inscrição no fim do ano, no mês de dezembro.

Mais Informações

A Universidade de Alicante (Espanha) oferece a estudantes da América Latina bolsas de estudo para doutorado e especialização em cursos de diversas áreas do conhecimento. O programa, que inclui a Bolsa Mario Benedetti, é oferecido pela Sociedade de Relações Internacionais da Universidade de Alicante e recebe inscrições de postulantes de todos os países da América Latina.

Bolsas MAEC-AECI. Programa de Bolsas de Estudo na Espanha, da Fundació Càtedra Iberoamericana. Programas de bolsas que os estudantes brasileiros podem participar: Bolsas para estudos de Língua e Cultura Hispânica na Espanha; Bolsas para estudos de pós-graduação, de doutorado e pesquisa na Espanha e Bolsas para espanhóis e estrangeiros de cooperação cultural na Espanha e no exterior.

Bolsa Júlio Redecker para estudantes de doutorado de Ciência Política, Direito, Relações Internacionais, Sociologia, Estudos Sobre os EUA, Estudos Comparados Brasil/EUA e áreas afins. Também ofertada pela Fulbright Brasil, com o apoio da Câmara dos Deputados, no Brasil. O programa prevê a oferta de duas bolsas por ano, e geralmente abre inscrições em meados do segundo semestre.

A AAUW (American Association of University Women) oferece bolsas de estudo a mulheres que desejem estudar nos EUA. A iniciativa visa promover a educação e a igualdade a todas as mulheres, inclusive as estrangeiras. Há auxílios para os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. As inscrições normalmente são abertas no segundo semestre.

Para quem deseja estudar na França, há orientação personalizada, desde a busca de cursos até a inscrição, é só contatar a Campus France

Programa de bolsas do Ministério das Relações Exteriores da França é dirigido a estudantes estrangeiros, incluindo brasileiros. Há oportunidades para cursos de mestrado e doutorado em co-direção ou co-tutela, variável de acordo com a instituição de ensino da França, nas áreas de Engenharia, Economia, Gestão, Administração, Direito e Ciências Políticas. Para participar, é preciso ter no máximo 30 anos e Ensino Superior completo (em francês).

A ENS (École Normale Supérieure) de Cachan – França oferece bolsas de mestrado e doutorado para estudantes estrangeiros, inclusive para brasileiros. No mestrado, todas as áreas de estudos serão contempladas, com exceção de Economia, Administração e Ciências Sociais. Já para o programa de doutorado todos os laboratórios de pesquisa farão parte.

O Grenoble-Brésil, programa de recepção exclusiva de estudantes brasileiros nas universidades de Grenoble, na França. Geralmente as inscrições ocorrem no primeiro trimestre do ano.

Para obter informações de como conseguir bolsas de estudos para a Holanda, acessar aqui (inglês ou dutch).

Itália – para ter acesso a informações sobre bolsas de estudo, os estudantes podem acessar o site em italiano.

Programa de Bolsas de Estudos do Governo italiano – há oportunidades para cursos de graduação, pós-graduação, máster, doutorado e de língua e cultura italiana. As inscrições ocorrem por volta do mês de maio. Para participar é preciso ser brasileiros ou italianos residentes no Brasil, com idade inferior a 36 anos e ter conhecimentos da língua italiana.

Considerado o maior programa oficial do Japão na concessão de bolsas para estrangeiros, o Monbukagakusho tem seis modalidades básicas, todas destinadas a brasileiros que tenham bom domínio dos idiomas inglês ou japonês. As inscrições ocorrem, geralmente, nos meses de junho e julho. O programa é destinado a brasileiros interessados em cursar uma graduação em universidades japonesas.

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) oferece bolsas de estudos em duas categorias: aqueles voltados a brasileiros em geral e os destinados exclusivamente a descendentes de japoneses. No primeiro caso, são oferecidos pouco menos de 200 cursos de aperfeiçoamento técnico para brasileiros que atuem profissionalmente em órgãos públicos ou universidades e que tenham bons conhecimentos pelo menos da língua inglesa. Por outro lado, os programas destinados a descendentes exigem que o candidato possua o domínio do idioma japonês, já que os programas são ministrados nesta língua. Os cursos oferecidos pela JICA são realizados ao longo do ano, o que permite inscrições durante igual período, dependendo das especificidades de cada curso.

Mais informações

Para informações sobre Programa de Bolsas para Estrangeiros do governo do México.

O governo da Nova Zelândia promove atualmente três programas para concessão de bolsas a estrangeiros para estudos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Para os cursos de doutorado, as inscrições geralmente ocorrem no primeiro semestre.

Mais informações

O New Zealand Development Scholarships – Open, promovido pela Agência para o Desenvolvimento Internacional da Nova Zelândia, oferece bolsas de pós-graduação no âmbito do Programa do Governo para o Desenvolvimento da América Latina. O programa tem como propósito fomentar a capacidade de comunidades ou o desenvolvimento de instituições centradas em promover comunidades rurais sustentáveis. As inscrições normalmente ocorrem entre os meses de março e abril.
Além desta oportunidade, os estudantes brasileiros podem concorrer ao Programa Internacional Neozelandês de Bolsas para Pesquisa em Doutorado. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer parcerias em Educação da Nova Zelândia com governos, instituições, professores universitários e estudantes em todo o mundo.

A Fundação Calouste Gulbenkian, instituição portuguesa, concede bolsas de estudo em nível de pós-graduação para estrangeiros que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre cultura portuguesa. As bolsas são oferecidas a estudantes que desejam fazer seu doutorado ou sua especialização na área de Humanas com temas que envolvam a cultura portuguesa (arte, história, literatura ou lingüística). As inscrições são abertas uma vez por ano, com datas variáveis.

O Instituto Camões, vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, oferece programas de bolsas com a finalidade de promover a aprendizagem da língua e da cultura portuguesa por estudantes, graduados e pesquisadores estrangeiros.

Programa Chevening – Por intermédio do Ministério das Relações Exteriores (Foreign and Commonwealth Office) são oferecidos auxílios de estudos de pós-graduação em universidades britânicas. A iniciativa é voltada para profissionais em início ou meio de carreira que se destaquem em sua área de atuação e queiram buscar aperfeiçoamento no Reino Unido. Usualmente as inscrições ocorrem no mês de julho.

O British Council oferece auxílios a jovens pesquisadores de todo o mundo, inclusive do Brasil, para o RXP (Researcher Exchange Programme). O programa se destina a interessados em disputar auxílios financeiro para o desenvolvimento de pesquisas científicas em cooperação com o Reino Unido. O período de inscrição geralmente ocorre durante o mês de junho.

Bolsas Erasmus Mundus – A Comissão Européia, organismo Executivo da União Européia, possui o Programa Erasmus Mundus. A iniciativa prevê a concessão de bolsas para estudantes de todo o mundo freqüentarem cursos masters (equivalente ao mestrado) promovidos por consórcios que reúnem 82 universidades européias em 17 diferentes países (sendo 16 países membros da UE – Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia -, além da Noruega).

Para obter informações mais detalhadas sobre o programa, consulte a página do Erasmus Mundus, no Portal de Educação e Treinamento da União Européia.

Programa Alßan, oferecido pela União Européia, tem como objetivo principal reforçar a cooperação entre a União Européia e a América Latina na área do Ensino Superior e engloba estudos de pós-graduação e de formação superior para profissionais em instituições ou centros de excelência do bloco comum europeu.

Mais Informações

Algumas Organizações que apóiam estudos no exterior: