Guias e manuais

Compartilhe

Guias e manuais

Existem diversos guias e manuais para especialistas, entidades, organizações juvenis e governos que reforçam e promovem Políticas Públicas de Juventude e disponibilizam orientações no campo da educação e dos direitos.

Manual de globalização para jovens: Este manual aborda a discussão da globalização para que jovens possam compreender a dimensão deste debate em vários aspectos.

Guia dos direitos sociais: Este guia foi elaborado para mostrar à população brasileira a importância de se conhecer e exigir seus direitos.

Caravana comunidade segura 2007: O impacto da violência sobre crianças e jovens. Esta cartilha busca fazer uma discussão profunda sobre o impacto da violência urbana sobre a juventude abordando as diversas dimensões da violência.

Prevenção do suicídio um manual para profissionais da mídia: Ele foi preparado como parte do SUPRE (Suicide Prevention Program), a iniciativa mundial da OMS para a prevenção do suicídio.

Manual sobre registro de candidatura, partidos políticos versão 2008: Este manual tem por objetivo auxiliar os Partidos Políticos/Coligações e candidatos no que diz respeito ao pedido de registro de candidatura para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador nas eleições municipais de 2008.

Manual de construção de fogão ecoefeciente: O objetivo deste manual é disseminar um modelo eficiente de fogão a lenha criado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis.

Manual prático de manipulação da mídia: Este vídeo-manual é um trabalho realizado pelos alunos de uma escola estadual em Jacarezinho, Paraná. Entendem perfeitamente como os recursos da edição são utilizados para a manipulação da informação.

Manual do jovem deputado: Este manual procura expor, de forma simples, as regras do Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento.

Manual amigos da escola, um guia de ação: Este manual foi elaborado como instrumento de trabalho do AMIGOS DA ESCOLA.Feito especialmente para diretores, professores, voluntários e demais envolvidos na realização de atividades na escola, ele oferece de forma simples e objetiva, orientações e informações úteis para melhor aproveitar, desenvolver e coordenar as atividades voluntárias.

Paz, como se faz? Semeando a cultura de paz nas escolas: O objetivo desta publicação é compartilhar com a sociedade o conhecimento e a experiência acumulados pela UNESCO na gestão do Programa Abrindo Espaços, que tem como uma de suas missões agregar valor a iniciativas focadas na construção e na multiplicação da cultura de paz.

Abrindo espaços: Um guia passo a passo para a implantação do programa abrindo espaços, educação e cultura para a paz. Além de disseminar a boa experiência dos programas Abrindo Espaços e Escola Aberta no Brasil, acreditamos que esta coleção também contribuirá para o crescimento da cooperação internacional, uma das importantes funções da UNESCO.

Jovens construindo a cidadania no Brasil: Este site disponibiliza uma série de manuais para pesquisa para a promoção de trabalho com jovens.

Trabalhando com mulheres jovens: Este manual foi criado para ajudar educadoras e educadores a engajar mulheres e homens em discussões sobre como idéias rígidas sobre o que significa ser mulher e homem afetam as escolhas de mulheres, sua saúde e sexualidade.

Guia para o intercâmbio de jovens: Este guia desenvolvido pela Rotary International traz informações e orientações para os milhares de jovens envolvidos em programas de intercâmbio.

Manual de orientações para implementação do programa de jovens aprendizes: Este manual oferece um apoio prático a profissionais de RH engajados na implementação deste tipo de programa com jovens.

Cartilha de segurança para internet: Esta cartilha tem por finalidade sanar algumas dúvidas comuns sobre segurança de computadores e redes e sobre o significado de termos e conceitos amplamente utilizados na Internet.

Piores formas de trabalho infantil: este guia voltado para jornalistas é o resultado da parceria entre a Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI e a Organização Internacional do Trabalho – OIT. O guia traz recomendações sobre como os jornalistas podem qualificar a cobertura, ajudar a ampliar o debate público e contribuir para o enfrentamento das piores formas de trabalho infantil, suas causas, conseqüências e a necessidade de eliminá-lo, conforme determina a Convenção 182 da OIT, ratificada pelo Brasil.

Guia para jornalistas sobre a exploração sexual de crianças: este guia busca orientar os profissionais de comunicação para uma cobertura qualificada de uma das mais graves violações aos direitos de crianças e adolescentes. A publicação é uma realização da ANDI, com o patrocínio da Petrobras e Governo Federal e apoio do Unicef

Pelo fim da exploração sexual: Este manual contém atividades educativas sobre gênero, sexualidade, violência e exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Seu objetivo é fornecer aos educadores um conjunto de atividades educativas para estimular reflexões críticas sobre esses temas com grupos de homens adolescentes entre 10 e 14 anos.

Enfretamento a exploração sexual de crianças e adolescentes, guia de referência de diálogo com a mídia: Esta publicação tem o objetivo de oferecer informações detalhadas sobre o trabalho jornalístico, estimulando e preparando as fontes de informação para um diálogo mais articulado e produtivo com as redações. O público-alvo desse guia são organizações sociais, pesquisadores, agentes públicos, acadêmicos e demais atores interessados na temática da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA).

Homens jovens e prevenção para HIV um guia para ação: Este guia é voltado para reforçar os benefícios de trabalhar com homens jovens e oferecer estratégias e exemplos práticos de como fazê-lo, a partir de uma perspectiva de gênero.

Sexualidade e saúde reprodutiva: O manual ajuda profissionais que trabalham com homens jovens a abordarem questões relativas à sexualidade e saúde reprodutiva, a partir de uma perspectiva de gênero e relacional. Coordenação: ECOS – Comunicação em Sexualidade.

Paternidade e cuidado: O manual propõe questionamentos sobre o lugar que o cuidado ocupa nas vidas dos homens jovens, estimulando-os a serem mais comprometidos com a paternidade e o auto-cuidado. Coordenação: Instituto Papai.

Da violência para a convivência: O manual propicia reflexões sobre aspectos de gênero presentes nos episódios de violência. O reconhecimento de que a maioria dos atos de violência na esfera pública é cometida por homens jovens contra outros homens jovens e, na esfera privada, por homens contra mulheres é o primeiro passo para a redução da violência. Coordenação: Instituto Promundo.

Razões e emoções: O manual mostra como a construção de gênero influencia a saúde mental dos jovens. O uso da violência, o consumo abusivo de álcool e de outras drogas são também reflexos de comportamentos socialmente construídos, tradicionalmente associados ao masculino. O manual aponta como estratégia na prevenção do uso abusivo de drogas uma combinação de ações específicas de prevenção com o desenvolvimento de habilidades gerais para a vida. Coordenação: Salud y Género.

Prevenindo e vivendo com HIV/AIDS: O manual destaca a necessidade de se pensar prevenção do HIV a partir de um referencial de gênero e articulando essa discussão a outras dimensões da vida cotidiana: sexualidade, violência, auto-cuidado e saúde mental. Além disso, propõe uma série de reflexões para os jovens que estão vivendo com HIV/Aids. Coordenação: ECOS, Instituto Papai, Promundo, Salud y Género e apoio técnico da OPAS.

Homens jovens e saúde: A cartilha auxilia profissionais de saúde a adequarem sua prestação de serviços para o público jovem masculino. A cartilha é o resultado de um projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro (Secretaria Municipal de Saúde) e o NESA (Núcleo de Estudos sobre a Saúde do Adolescente / UERJ), com o apoio da OPAS.

Cuidar sem violência todo mundo pode: Guia prático para famílias e comunidades. Projeto Fortalecendo as Bases de Apoio Familiares e Comunitárias para Crianças e Adolescentes. Gary Barker; Irene Rizzini (coord.). Promundo e CIESPI, em convênio com a PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2003. Apresenta propostas para a educação livre de violência. Dividido em três módulos, inclui métodos para a prevenção da violência intrafamiliar e a promoção do desenvolvimento infantil e dos direitos das crianças e dos adolescentes, incluindo técnicas de trabalho em grupo, referências bibliográficas, de sites e organizações que atuam na área.

Guia juvenil: É uma revista online sobre os adolescentes, que é voltada para pais e filhos, e disponibiliza um boletim gratuito. Todo o conteúdo está disponível em espanhol.

Guia para localização dos pontos vulneráveis a exploração sexual infanto-juvenil ao longo da rodovias federais brasileiras: Este guia apresenta um mapeamento dos principais pontos de risco no Brasil inteiro, ajudando a todas as organizações que trabalham com jovens e crianças a combater a exploração sexual. Vale a pena conferir.

Guia de remédios que oferecem risco na gravidez : Este é um trecho do guia de remédios que está disponível online para quem precisa ter dúvidas sobre substâncias ativas durante a gravidez.

Planejamento da transição para jovens especiais: um guia de apoio na comunidade: Este guia foi elaborado pelo Ministério de desenvolvimento da criança e da família par facilitar o processo de transição para jovens com necessidades especiais nas comunidades. Imperdível.

Guias práticos para jovens empresários: Este site disponibiliza uma série de guias para jovens que desejam abrir seu próprio negócio.

Guia para pais e líderes dos jovens: Este guia oferece orientações para todos aqueles que trabalham com juventude engajada na igreja cristã.

Movimento jovem pela democracia: guia de organização de equipe local: Este guia disponibiliza um passo a passo para que jovens se mobilizem para participarem de maneira mais eficiente numa sociedade democrática.

Guia do associativismo juvenil: Uma ferramenta de trabalho para as associações juvenis de Lisboa, ou que desenvolvam regularmente trabalho em Lisboa, que tem como objectivo desenvolver uma estrutura reticular comunicativa entre as associações juvenis e destas com o Pelouro da Juventude.

Guia do jovem imigrante: São várias as barreiras que se colocam ao jovem imigrante, quer seja uma língua que não domina ou uma cidade e uma cultura que lhe são estranhas; tais barreiras podem constituir verdadeiros entraves à vivência e à integração destes jovens.

Guia do jovem com deficiência: O Pelouro da Juventude reconhece as necessidades específicas dos cidadãos com deficiência e considera fundamental a existência de um guia que oriente e facilite a sua vivência em Lisboa.

Guia do jovem turista: Seguindo a tradição da arte de bem receber, dos portugueses em geral e dos lisboetas em particular, o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa lança este Guia do Jovem Turista, dirigido a todos os que de espírito jovem nos visitam. Esperamos desta forma ajudar, tanto portugueses como estrangeiros, a melhor descobrirem a cidade do Tejo, do Fado, das 7 colinas e tantos outros atractivos que vos farão querer voltar muito brevemente.

Guia de Políticas Públicas de Juventude: Nesta publicação, são apresentados os principais programas, em desenvolvimento nas mais diferentes localidades do país, que têm o jovem como público-alvo prioritário. O objetivo é colocar estas informações à disposição dos jovens, lideranças sociais, governos municipais e estaduais, organizações da sociedade civil e cidadãos que possam se interessar pelas políticas públicas.

Guia de Recursos Informativos para Juventude: É uma publicação que aglutina um vasto conjunto de informações básicas, que vão desde o simples contacto do movimento associativo local e das instituições nacionais e regionais ligadas à juventude, até aos programas municipais em vigor para a área do Associativismo e Juventude.

Guia Jovem para o Consumo Sustentável (Pnuma): Este guia trás uma reflexão e procura soluções possíveis para desequilíbrios – sociais e ambientais – através de um comportamento mais responsável por parte de todos ao consumo. O CS está ligado, em particular à produção e distribuição, utilização e rejeição de produtos e serviços e oferece uma forma de repensar o seu ciclo de vida. O objetivo é assegurar que as necessidades básicas de toda a comunidade global sejam satisfeitas, reduzindo o excesso de consumo e evitando danos ambientais.

Guia de Atitude – Reflexão sobre Práticas de Monitoramento: O Guia de Atitude – Reflexão sobre práticas de monitoramento e ação política sistematiza as práticas da Rede Sou de Atitude ao longo de quatro anos de práticas da rede, que monitora políticas públicas de infância, adolescência e juventude.

Guias e manuais do Portal da Juventude Para América Latina e Caribe: A tarefa promocional relacionada com os jovens tem que enfrentar cotidianamente uma série de dificuldades e problemas. Para tanto é útil poder contar com orientações e ferramentas que ofereçam bases sólidas de alternativas e soluções. Para isto contamos com uma ampla gama de guias e manuais para diversas esferas e fins muito variados, que permitem trabalhar com fundamentos mais sólidos, e permite aos jovens uma ação mais facilitada.

Guia de Luta contra a Intolerância Religiosa e o Racismo: Este Guia é o resultado de um trabalho que contou com a colaboração de religiosos em busca da eqüidade. Nosso objetivo é explicitar como as sutilezas da intolerância religiosa têm permeado as relações cotidianas de uma parcela expressiva da população.