Criatividade

A criatividade se refere a um processo no qual as pessoas utilizam a capacidade de inovar e imaginar coisas que ninguém jamais pensou.

criat

Algumas definições encontradas descrevem a criatividade como:

  • Uma aptidão para formular ideias criadoras e originais. (Dicionário Priberam)
  • A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras. (Autor desconhecido)
  • A habilidade para pensar diferente. (Antonio Carlos T. da Silva)

Numa outra abordagem, Virgílio V. Vilela define criatividade como uma ação concebida na mente da pessoa que a mesma nunca viu, ouviu ou sentiu antes.

A criatividade tem suas raízes na infância e pode ser desenvolvida por meio da educação criativa e inovadora, apoiada pela aprendizagem das artes e a estimulada pelos educadores e pais. É ainda muito comum a maioria da população não ter acesso a uma educação de qualidade, capaz de impulsionar e desenvolver essa capacidade de criar.

Um dos principais pressupostos para a criatividade ser desenvolvida é a imaginação, que é um aspecto intrínseco ao ser humano e lhe possibilita trabalhar e combinar ideias e fatos conhecidos a fim de gerar novas ideias. A imaginação permite ao indivíduo formar pensamentos abstratos e está intimamente associado à capacidade intuitiva.

Existe uma diferença entre a inteligência e a criatividade. Enquanto a inteligência abrange a capacidade de compreender, aprender e contextualizar, a criatividade traz a capacidade de gerar novas ideias, conhecimentos e de pensar diferente.

Pode-se dizer que cada pessoa tem uma capacidade de criar, o que varia é a área da habilidade criativa. A criatividade está tradicionalmente associada ao talento. Mas o talento, sem ser desenvolvido e trabalhado, não chega a se manifestar em sua plenitude.

A criatividade tem que ser cultivada e praticada. Não é fácil criar novas coisas de acordo com demandas. As novas profissões relacionadas à criatividade requerem mais do que um talento. Todos os artistas, designers, pintores, escritores precisam conhecer e sempre aprimorar as suas técnicas de criatividade para não reproduzir as mesmas invenções que, com o tempo, já não são inovadoras.

E você, como está usando sua criatividade?

Processo Criativo

Um processo criativo envolve os seguintes passos:

  • Percepção do problema: Envolve sentir o problema ou desafio.
  • Teorização do problema: Abstração ou imaginação de um modelo teórico ou mental.
  • Descoberta da solução: É o momento de revelação da solução em que você recebe o insight, com impacto do tipo “eureka!”.
  • Produzir a solução: Conversão de uma ideia mental em ideia prática. É considerada a parte mais difícil, no estilo “1% de inspiração e 99% de transpiração”.

A realização da ideia é a parte mais trabalhosa do processo criativo. Nem sempre uma boa ideia traz um resultado satisfatório.

Como impulsionar a sua Criatividade?

  • Faça anotações.
  • Desenvolva sua curiosidade.
  • Procure escrever, ao menos, uma ideia por dia.
  • Armazene suas ideias.
  • Aprenda a escutar, ouvir e observar.
  • Preste um pouco mais de atenção às crianças e aos idosos.
  • Compreenda primeiro; depois, julgue.
  • Aprenda a gostar de problemas, eles são excelentes oportunidades para criar.
  • Perca o medo de perguntar.
  • Coloque as ideias em ação.
  • Evite situações que enfraqueçam o cérebro.
  • Use o seu tempo ocioso com sabedoria.
  • Divirta-se trabalhando e trabalhe divertindo-se.
  • Mantenha-se sempre de bom humor.
  • Trabalhe duro.

Fonte: Professor Horácio Soares, em Desenvolvendo a Criatividade.

Criatividade como prioridade política

Criatividade, inovação e ciência fazem parte da agenda pública.

Por exemplo, o ano de 2009 foi escolhido, pela União Europeia, para ser o Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (AECI), que tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a importância da criatividade e da inovação enquanto competências-chave no desenvolvimento pessoal, social e econômico.

A seguir, algumas organizações que trabalham diretamente com essa temática, estimulando a criatividade.

Academia da Criatividade (SP) – Centro Avançado de Desenvolvimento do Pensamento Criativo, é uma organização que tem como missão “desenvolver as aptidões criativas dos indivíduos utilizando fortes conceitos teóricos associados a vivências profundamente transformadoras, devidamente disfarçadas de entretenimento”.

American Creativity Association (ACA) – É a organização nacional de profissionais na área da criatividade. Através dos seus programas e serviços, indivíduos e organizações, oferece oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento profissional e networking. É dedicada a fomentar o uso da criatividade em toda a nossa sociedade para o aprimoramento da condição humana.

Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade – É uma associação científico-pedagógica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o estudo científico e o desenvolvimento da criatividade e das suas múltiplas aplicações nos diversos domínios da atividade humana.

Creative Education Foundation – É uma organização, sem fins lucrativos, de líderes no campo da teoria da criatividade e prática. A Creative Education Foundation é um centro de Imaginação Aplicada, com a missão de ajudar os indivíduos, as organizações e as comunidades a transformarem-se à medida que enfrentam os desafios do mundo real.

Fábrica da Criatividade (SP) – É uma organização que tem como missão “Ser um espaço criativo de cultura, educação e arte, que estimule potenciais humanos e amplie perspectivas da comunidade do Capão Redondo”.

Links