Literatura

A literatura pode ser compreendida por uma manifestação artística, que tem como material principal a linguagem, pois é sobre a palavra no qual o artista vai se debruçar para criar textos nos mais diversos estilos. Outra característica marcante da literatura, é que ela quase sempre expressa uma postura, uma ideologia no qual o artista se coloca em relação a realidade, humanidade, sociedade e paixões.

A palavra Literatura vem do latim “litterae” que significa “letras”, e possivelmente uma tradução do grego “grammatikee”. Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética.

Fonte: wikipédia

O conceito de Literatura é algo muito pensado por vários estudiosos sobre o tema, e ele se perde entre a idéia de entreter, trazer a realidade um acontecimento possível, como em Aristóteles, em A Poética, pode ser entendido como a arte de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloqüência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.

Gêneros Literários

Os gêneros literários dizem respeito aos estilos que a produção literária pode assumir. As classificações propostas pelos filósofos gregos são:

  • Gênero Narrativo que se subdivide em épico e dramático
  • Gênero Lírico que compõe os diversos gêneros poéticos

Essa nuvem de informações traz um pouco mais dessas escolas:

Lírica Soneto ode balada poesia Épico epopéia romance novela conto crônicas drama tragédia comédia tragicomédia farsa canção elegia

Escolas Literárias

As escolas ou movimentos literários dizem respeito a todas as diversas estéticas, ideologias e concepções que permeavam nas obras artísticas durante determinada época. Existe toda uma linhagem de escolas, que vão se sucedendo e propondo novas formas de produção e estética literária. Entenda um pouquinho sobre as primeiras escolas literárias:

Contudo no Brasil, os principais movimentos são identificados a das correspondências de Pero Vaz de Caminha. As escolas brasileiras são chamadas de:

Tendências Literárias muito presentes na literatura contemporânea:

Literatura de Cordel

São histórias sobre casos e personagens presentes no cotidiano dos habitantes do Nordeste brasileiro.

Os livros – feitos de apenas uma folha de papel, dobrada de modo a formar oito páginas – recebem o nome de Literatura de Cordel por serem expostos pendurados em um fio de barbante, para serem vendidos em feiras ou nas ruas.

A literatura de cordel chegou ao Brasil na segunda metade do século XIX, através dos portugueses.
Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Nos dias de hoje, podemos encontrar este tipo de literatura, principalmente na região Nordeste do Brasil. Fazem grande sucesso em estados como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia.

Este sucesso ocorre em função do preço baixo, do tom humorístico da maioria deles e também por retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região.

Os principais assuntos retratados nos livretos são: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, cultura popular etc.

Esses impressos, chamados brochuras, são originalmente, compostos nas tipografias do interior nordestino, em preto e branco, ilustrados pelo Processo artesanal da xilogravura.

Literatura alternativa/marginal:

A literatura marginal é um dos movimentos que tem mais crescido, sendo discutido e ganhado uma nova roupagem, desde o início da década de 70 quando surgiu. No início era um grupo de jovens intelectuais, que vivam o terror dos períodos da ditadura e que se viram obrigados a publicar seus poemas críticos de maneira independente do mercado editorial.

Esta geração ficou conhecida como a geração mimeógrafo, pois muitos poemas eram mimeografados, xerocados e distribuídos. Uma das características principais é a linguagem coloquial, o uso de palavrão, da gíria como formas de romper um pouco com as normas da língua e se aproximar mais da realidade dos jovens.

Hoje este movimento literário teve muito do seu conceito revisitado, pois uma das características mais fortes da Atual literatura marginal é dar voz aos grupos excluídos da sociedade, como fala Érica Peçanha Nascimento que defendeu uma tese sobre este movimento.

Assista este documentário sobre o maior ícone da poesia marginal contemporânea, Miró da Muribeca:

Links:

Links por Estado:

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba