Trabalho com jovens

Compartilhe

Trabalho com jovens

As iniciativas realizadas por jovens permitem a um grande número de pessoas desta faixa etária a possibilidade de exercitarem a criatividade, de serem atuantes e desenvolverem a habilidade de expressar suas necessidades e interesses, bem como capacita os jovens para realizar debates sobre os assuntos de importância local e global, estimulando outros jovens a agirem como transformadores sociais.

Os jovens querem, cada vez mais, se envolver. O desejo que têm de participar na vida do seu bairro, cidade ou município, bem como de emitir sua opinião sobre as questões de importância mundial, é relevante e de extrema importância no surgimento de novas idéias e visões de mundo.

Nas últimas décadas, observa-se uma evolução nestas formas de envolvimento juvenil. Comparando-se com as gerações anteriores, atualmente observa-se que existem menos debates, ou longas argumentações e intermináveis trocas de opiniões políticas. O método de hoje é mais interativo e diretamente ligado à mídia e à globalização. As formas mais criativas de envolvimento relacionam-se à expressão por meio de imagens, músicas, peças de teatro, tecnologia digital e informação juvenil, educação para saúde e redução de danos, projetos de meio ambiente e de ação social.

Jovens participam do encerramento do evento (Foto: Fora do Eixo)

Jovens participam do encerramento do Congresso Mundial da Juventude (Foto: Fora do Eixo)

Uma única iniciativa jovem pode resultar na criação de algo novo ou na mudança de realidade, podendo apresentar novas soluções para problemas crônicos, especialmente se for realizado por meio da ação coletiva. O maior desafio consiste em mostrar as oportunidades e apostar na capacidade dos jovens para realizar as suas idéias. Jovens são capazes de assumir responsabilidade, negociar, planejar e promover o que é do seu interesse.

Este processo geralmente se inicia por meio do desenvolvimento de atividades culturais ou sociais que constituem um ciclo em que os jovens: se comunicam, levantam informações, se expressam, usam sua imaginação, co-existem, desenvolvem a sua criatividade, levam adiante uma produção comum, tomam iniciativa, são envolvidos, se comprometem e agem.

O ponto de partida destas iniciativas juvenis geralmente ocorre no âmbito do bairro e são resultantes das vivências cotidianas. Porém, por meio destas iniciativas, os jovens encontram as oportunidades de adquirir novas habilidades, conhecimentos e competências sociais e relacionais, na área de comunicação, negociação, discussão em grupo, ação conjunta, entre outras.

Nestes contextos de trabalho com jovens, o valor das iniciativas não pode ser medido pela qualidade do desempenho e da perfeição do resultado. Mais importante do que isso, é a riqueza e a diversidade dos processos vivenciados pelos jovens durante a realização das atividades ou projetos.

Para garantir que esta aventura não seja completamente improvisada e não leve a resultados adversos, uma preparação sólida é necessária. O Infojovem pretende oferecer pontos de referências, reflexões, sugestões e ferramentas práticas no caminho para a construção das atividades relacionadas à cidadania ativa desenvolvida pelos jovens brasileiros.