Participação Social

O que é participação social?

A participação social está relacionada com a influência e a participação nos espaços e nas organizações da comunidade e da sociedade, tendo relação com a vida associativa e sócio-comunitária, como a participação na vida escolar, nos clubes, nas associações esportivas, nos bairros. E ainda, pode incluir o envolvimento em causas e iniciativas, em obras filantrópicas, trabalho voluntário ou em movimentos comunitários.

A participação social pode se transformar em ampliação das possibilidades de acesso das classes mais populares aos atos de gestão, se vista numa perspectiva de desenvolvimento da sociedade civil e de fortalecimento dos mecanismos democráticos.

Deve-se ressaltar a importância de um plano local na condução dos processos de participação social. Além do mesmo beneficiar o exercício da cidadania, sua valorização implica também no resgate de formas de participação social que se estruturam em torno de valores e mecanismos de sociabilidade.

participação cidadã tras

A indagação sobre a participação social dos jovens remete à indagação a respeito do futuro do desenvolvimento local da sociedade. Os jovens são parte integrante das continuidades ou mudanças da sociedade. Na presente configuração social cinco temas, indutores da participação juvenil, se destacam:

A. As apropriações juvenis do ideário ecológico (preocupação com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável);
B. Os novos sentidos do casamento entre “educação e trabalho” (preocupação com o empreendedorismo e economia solidária);
C. As novas versões das lutas pelos direitos humanos (fortalecimento dos direitos dos jovens);
D. A arte e a cultura na construção do espaço público (fortalecimento da cultura juvenil);
E. Os efeitos e as potencialidades das novas tecnologias de informação (melhoria do acesso às tecnologias de informação e engajamento dos jovens na utilização e reprodução destas tecnologias).

Estes temas, com diferentes pesos e ênfases, são recorrentes em diferentes espaços de participação juvenil.

“Reconhecer a convivência entre os cinco temas apresentados e estas diversificadas formas de organização, significa admitir uma inédita combinação entre as noções de direitos de cidadania e ações pela inclusão-social e sentimentos de solidariedade. Nesta combinação entre aspectos subjetivos e objetivos, vislumbra-se, através da juventude, um novo e possível caminho para a construção do espaço público.”

Regina Novaes – A juventude de hoje: (Re) Invenções da Participação Social, 2005.

A seguir, algumas organizações que desenvolvem atividades nessa área, com a juventude:

AACD – Associação de Assistência à Criança com deficiência

Missão: Promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social.

ANIMA – SP

Missão: Nosso compromisso é atuar nas áreas da Educação, Social / Educacional, Cultura , Psicologia e Saúde, possibilitando as condições para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens e famílias atendidos.

Associação Nacional de Instrução – Centro Alternativo de Cultura Pe. Freddy – ANI-CAC

Missão: Contribuir na formação de futuros profissionais para que estes, de forma consciente, possam coloca-se a serviço de crianças, adolescentes e jovens oriundos de famílias sócio-econômicas e politicamente excluídas.

Associação Projeto Roda Viva

Missão: Promover o desenvolvimento e o estabelecimento dos direitos de cidadania de crianças e jovens, principalmente os socialmente marginalizados, mediante a coordenação de ações integradoras de capacitação e apoio técnico que visem ao fortalecimento de recursos materiais e humanos de instituições governamentais e não governamentais

Casa de Passagem – PE

Missão: Promover crianças, adolescentes e jovens, sem acesso aos direitos sociais e políticos, com base numa proposta de formação, que resulte em cidadãs/os, críticas/os, criativas/os e politicamente atuantes. Para tanto, desenvolve um processo sócio-educativo, orientado para sua inserção na família, na escola, na comunidade e no mundo do trabalho. Articula seu trabalho de promoção social com o protagonismo político na sociedade civil.

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará

Missão: Defender e promover os direitos humanos de crianças e adolescentes quando violados por ação ou omissão do Estado.

Centro de Defesa Dos Direitos da Criança e do Adolescente – RS

Missão: Eleger a criança e o adolescente, como prioridade absoluta com ações fortalecidas nos mecanismos da Democracia participativa.

Centro de Referência Integral de Adolescentes – BA

Missão: Fortalecer o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, com sensibilidades e cidadanias.

Casa Renascer

Missão: Realizar um trabalho com crianças, adolescentes e mulheres em situação de risco pessoal e social, na perspectiva de gênero, objetivando monitorar e propor políticas públicas com vistas a contribuir para o fortalecimento da cidadania e de uma sociedade democrática e igualitária.

Coletivo Mulher Vida – PE

Missão: Prevenir e combater a Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual vivenciada por mulheres, adolescentes e crianças. O Coletivo Mulher Vida realiza esse trabalho através de atuação direta e do desenvolvimento de instâncias de formação, valorizando o respeito às diferenças e aos diferentes, em busca da concretização de uma cultura de paz.

Instituto de Juventude Contemporânea – CE

Missão: “Contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens afirmando seu papel social como promotor de cidadania através de intervenção concreta na proposição e consecução de políticas internas, públicas”.

Instituto PAPAI – PE

Missão: Promover a cidadania com justiça social, contribuindo para a democratização do Estado e da sociedade, com base nos princípios da eqüidade de gênero, respeito às jovens gerações, garantia dos direitos sexuais e reprodutivos e a eliminação de todas as formas de violência (particularmente baseadas em gênero, etnia ou orientação sexual).

MIRIM-BRASIL – PE

Missão: O MIRIM-BRASIL tem como objetivo essencial colaborar e lutar para que se cumpra, no Brasil, os direitos fundamentais da criança e do adolescente, estabelecidos pelas Nações Unidas, e o Estatuto da Criança e do Adolescente lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, sem discriminação de raça, origem, condições de vida, credo religioso, ideologia política e correlatas.

Terra dos Homens

É o organismo brasileiro da Fundação Suíça Terre Des Hommes. Tem como missão: Promover o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de risco, investindo na valorização e no fortalecimento da família.