Vestibulandos – Aprender jogando

Imagem: Logomarca do Ludo Educativo Beta

Está rolando na internet um jogo que ajuda os pré-vestibulandos a estudar conteúdos das disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia. É baseado no clássico jogo indiano Pachisi, cujo objetivo principal é chegar até o final do tabuleiro respondendo corretamente as questões que aparecem no percurso. As questões obedecem aos “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio”. Portanto, o conteúdo corresponde ao ministrado nas escolas públicas e privadas.

Subdividido em quatro versões com personagens e imagens diferentes, abordando todas as áreas das matérias requisitadas nos vestibulares, o jogo é um ótimo simulado e treino de raciocínio para quem pretende entrar para a faculdade.

Desenvolvido originalmente por Manoel Guerreiro, licenciado em Química pela UNESP, o jogo ganhou uma nova versão para Web, produzida pela empresa spin-off Aptor Software com apoio do CMDMC – Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos e INCTMN – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais. De acordo com o pesquisador, Prof. Thiago Jabur nessa nova versão o jogo ganhou várias melhorias.

Na versão web do jogo, o número de questões sorteadas aleatoriamente aumentou. Novos conteúdos das disciplinas estão sendo abordados. Há novas animações e personagens. Os efeitos sonoros estão melhores e há um ranking de pontuação utilizado para premiar os participantes melhores colocados.

Visando sempre à difusão do conhecimento e à inclusão digital, o jogo é uma ótima demonstração de que estudar também pode ser divertido. A versão para Web cumpre o papel de levar o jogo a todas as escolas e lares que tenham acesso à internet.

As ilustrações do jogo são muito divertidas. No jogo de física, por exemplo, o personagem tem o cabelo em formato de raios e no final do tabuleiro tem-se a imagem que remete à clássica história da gravidade em que uma maçã que cai na cabeça do ilustre físico Newton.

A versão Web do Ludo Educativo está disponível aqui e qualquer um pode usar gratuitamente sendo que a cada novo jogo são sorteadas novas perguntas. Um vídeo explicando sobre o funcionamento do jogo está disponível no Youtube

Fonte: Ecaderno