Encerramento dos seminários regionais Todos Por Pernambuco

Por Joyce Diva

O ciclo de seminários “Todos por Pernambuco” realiza 12 encontros em cidades diferentes com o objetivo de ouvir aEncerramento dos seminários regionais Todos Por Pernambuco população pernambucana e entender as necessidades locais. As propostas elaboradas nesses encontros vão direcionar o planejamento das ações governamentais nos próximos anos. O evento é organizado pelo Governo do Estado de Pernambuco e o ciclo de seminários terminou na última quarta-feira, 29 de maio. A Região Metropolitana do Recife (RMR) foi a última a ser contemplada pelo evento que, neste ano, registrou 3.150 participantes.

O Instituto Empreender participou do encerramento como uma das instituições representantes da Sociedade Civil de Pernambuco. A presença de representantes da instituição no evento teve por objetivo atuar como porta-voz dos jovens atendidos pelo Empreender, que há 15 anos atua com a qualificação socioprofissional desse público.

A última rodada de seminários aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco e a sala mais procurada pelos participantes foi a de Cidadania, com um registro de 557 propostas. Entre as propostas, a garantia da realização da Conferência Estadual de Direitos Humanos e a criação de mais áreas de lazer foram os destaques. A segunda sala mais procurada foi Educação e Cultura, que obteve 342 propostas. O aprimoramento do canal de comunicação entre as escolas estaduais e as empresas de manutenção predial, a oferta de formação sobre a utilização de recursos financeiros nas escolas estaduais e o fortalecimento dos núcleos de estudo de gênero foram propostas destacadas como prioridades pela população.

participantes do evento

Saúde foi a terceira sala mais procurada. Nesta sala, 185 contribuições foram pontuadas e levadas como propostas. Entre os pedidos, os presentes reivindicaram o fortalecimento da rede materno-infantil na I Macro e em todo Estado e o fortalecimento dos comitês regionais de prevenção aos acidentes de transportes terrestres, com foco em acidentes de moto.

A sala de Economia, Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento Rural  ficou em quarto lugar, com o total de 117 propostas; seguida de Segurança, com 105; Mobilidade Urbana, com 74; Água, com 43; Habitação, com 36; e Infraestrutura, com 34 propostas.

“Os seminários são instrumentos que ajudam a fazer esta ponte entre o governo e a sociedade civil defendendo temas importantes para melhoria nas redes de ensino, saúde, esportes, trabalhos sociais, cultura e meio ambiente. Nós, como profissionais da educação, estamos satisfeitos em participar dessa iniciativa”, comentou o gestor de conhecimento e pesquisador de políticas públicas do Instituto Empreender, Allan Charles.

O “Todos por Pernambuco” encerrou a edição de 2015 com a participação de mais de 17,8 mil pessoas do estado de Pernambuco. Nas 12 regiões de desenvolvimento, onde os seminários aconteceram, mais de 16 mil contribuições foram compiladas nas salas temáticas e disponibilizadas para o público presente.

Fonte: Site oficial Todos Por Pernambuco