Font Size    Smaller FontLarger Font Contrast    Use original LayoutUse blue font, white backgroundUse blue background, white textUse black background, yellow textUse yellow background, black text

02.05.2011

Semana da Juventude em Santarém

A Semana da Juventude 2011 vai decorrer de 4 a 10 de Maio, em Santarém, numa organização da Câmara de Santarém. “No ano em que se comemora o Ano Europeu do Voluntariado, esta actividade pretende incentivar a solidariedade e a prática desportiva, promover o voluntariado, sensibilizar os jovens para os comportamentos cívicos, promover o convívio a partilha, o debate e a socialização entre os jovens, bem como incentivar o empreendedorismo jovem”, explicou o vereador da Juventude. “Numa altura de crise como esta, é de enaltecer o papel fundamental dos parceiros e o trabalho conjunto realizado, que vai permitir, à semelhança da edição anterior, promover esta iniciativa, a custo zero”, adiantou João Leite.

Programa:

No dia 4 de Maio, a II edição da Semana da Juventude tem início às 10h00 com actividades desportivas aquática, com entradas livres, que decorrem até às 17h00, no Complexo Aquático:  Aula de Deep Water, Mini Pólo Aquático e Aulas de Hidroginástica.

O dia 5 é dedicado ao Voluntariado Jovem e Jovens Talentos. A partir das 14h30, tem lugar na Sala de Leitura Bernardo Santareno, o Workshop “Voluntariado e Cidadania” que será moderado por Vítor Gaspar – Vereador da Acção Social da Câmara Municipal de Santarém, e que contará com a participação de Leónia Santos – Técnica da Divisão de Acção Social e Saúde do Município de Santarém, que vai fazer uma apresentação do Banco Local de Voluntariado de Santarém, Jorge Claro – Presidente da FAJUDIS – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém falará dos Jovens e o Associativismo, Paulo Santos – Comandante do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém vai falar da Escola de Cidadania, Carlos Casaca – Secretário Regional para a Gestão da Junta Regional de Santarém do Corpo Nacional de Escutas, falará do  Escutismo e Comunidade e Manuela Baião – Directora Pedagógica da Escola Profissional Vale do Tejo, apresentará a temática do Voluntariado e Cidadania – Caso EPVT – Escola Profissional Vale do Tejo.

No mesmo dia, pelas 18h00, tem lugar o Conselho Municipal da Juventude, também na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

Pelas 21h00, tem lugar um Concurso de Bandas no Jardim da República.

No dia 6 tem lugar o Festival AP´ART, iniciativa da Área de Projecto da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, no Pavilhão do Futuro, na Casa do Campino. A abertura está marcada para as 19h30, com concertos e Exposições, desfiles de moda e workshops. A partir das 00h00, a animação prossegue com o DJ Freak Garden.

O dia 7 é dedicado ao Desporto e entretenimento. A partir das 10h00 e até às 19h00, o Skate Park, em Vale de Estacas, acolhe o Campeonato de Skate.

Às 18h00 tem lugar a Marcha da Juventude, organizada pela Scalabisport, com partida e chegada da antiga Escola Prática de Cavalaria, estando a concentração marcada para as 17h00.

A Marcha tem uma extensão de 6 Km / 8Km/10Km e duração de 2h00, e um grau de dificuldade de baixo e médio.

A partir das 20h00 e até às 04h00, o Jardim da República acolhe a Festa da Juventude com música ao vivo e DJ´s.

O dia 8, também é dedicado ao Desporto e entretenimento, sendo também o Game Day. Das 14h00 às 21h00, o Jardim da República é palco de uma Maratona de Jogos Interactivos, tais como: Play Station 3, X-Box e Wii.

Das 15h00 às 20h00 há Street Basket 3×3 (Santarém Basket), no Jardim da Liberdade.

O dia 9, Dia da Europa, tem lugar uma Feira da Europa, no Pavilhão do Futuro, na Casa do Campino. Às10h00 tem lugar a Sessão de abertura da VI Feira da Europa, às 11h00 – Iniciativa “Voluntário Sim!”, pelas 12h30 são entregues os Certificados de Formação “Voluntariado e cidadania”; às 14h30 – Workshop sobre Voluntariado; às16h00 – Concurso de Fotografia “Sê voluntário! Faz a diferença.”

A Feira da Europa de Santarém é uma iniciativa que pretende assinalar o dia da Europa que se comemora no dia 9, este ano dedicada ao tema “Ano Europeu do Voluntariado” e que este ano integra as actividades da Semana da Juventude.

Como habitualmente, esta Feira conta com a colaboração de diversas escolas do distrito de Santarém, uma adesão que tem vindo a aumentar de ano para ano. Este ano participam 16 escolas (secundárias, profissionais e EB2,3).

O dia 10 de Maio é dedicado ao Empreendedorismo. Das 10h00 às 13h00, tem lugar uma Feira da Juventude e Jornadas da Juventude com o “ II Concurso de Projectos de Jovens Empreendedores”, no Pavilhão do Futuro, na Casa do Campino.

Às 18h00 tem lugar uma Homenagem do Município aos Alunos do Quadro de Honra e Excelência das Escolas do ensino Básico e Secundário, no Auditório do IPJ – Instituto Português da Juventude.

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

 

Deixe uma resposta