Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009

Esse ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorrerá entre 19 e 25 de outubro de 2009 e terá como tema principal: Ciência no Brasil.

A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude cientí­fica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do paí­s. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas cientí­ficas e tecnológicas e suas aplicações.

As atividades que acontecem durante a SNCT são muito diversas: dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos cientí­ficos; excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte; etc.

É possível participar de qualquer evento da SNCT, já que todos são gratuitos. Basta se informar sobre ele no site nacional da Semana, em sites estaduais ou ainda nos meios de comunicação de sua cidade ou região.

Em 2009, comemoraremos importantes acontecimentos da C&T no Brasil: a construção do primeiro balão de ar quente por Bartolomeu de Gusmão (300 anos atrás); o centenário da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e de uma das pesquisas científicas mais importantes aqui feitas: a descoberta da doença de Chagas, por Carlos Chagas, um feito importante e simbôlico por aliar ciência básica, sua aplicação e sua ligação com o desenvolvimento social. As atividades da SNCT não se restringem ao tema principal, mas abarcam todos os assuntos ligados à C&T.

Mais informações no site