Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Juventude debate conteúdo global do curso de políticas públicas

_viewthumb.php

Com o objetivo de aprofundar o conteúdo global do curso “Políticas públicas de juventude”, o coordenador geral e reitor da Universidade da Juventude, Alessandro Ponce De Leon, abordou em sua palestra, neste sábado (29), na sede da Fundação João Mangabeira (FJM), em Brasília, o benefício social e político que este curso trará para a formação dos jovens.

De acordo com Ponce De Leon o curso é histórico e o primeiro virtual realizado no país. “Trabalha com liderança, gestores, atores sociais e pessoas que estão envolvidas com a temática da política de juventude tanto na sua formulação, quanto na sua implementação”, afirmou.

Para ele as pessoas sairão desse curso com conceitos avançados e poderão intervir melhor na realidade, tanto no seu Partido, na sua instituição, quanto no seu governo, que é o objetivo da questão.

“Hoje nós temos 50 milhões de jovens de 15 a 29 anos – a maior população de jovens da história do país – e a política voltada para esse segmento só vai avançar quando tivermos atores sociais impulsionando e expressando a temática a partir da sua realidade”, observou.

Segundo o coordenador, a juventude hoje é a que mais mata, morre, está desempregada, mas, por outro lado, tem o maior índice educacional e conectividade. “Precisamos ter um direcionamento de políticas emancipatórias e libertárias. Que trate das grandes questões que o estado é responsável como educação, emprego, violência e um grupo de políticas novas, cidadania ativa de condição juvenil e expressão cultural juvenil. Defendemos um modelo de desenvolvimento sustentável que seja equitativamente geracional”, explicou.

Alessandro Ponce De Leon disse, ainda, que o esforço do PSB e da FJM têm sido muito destacado. “O Partido hoje não quer só governar para juventude, quer também formular, debater e intervir na política”, declarou.

O diretor geral da Fundação e primeiro secretário do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, espera que a juventude separe um horário para estudar. “Vocês estão aqui interessados em serem protagonistas de uma nova forma de se fazer política, de maneira qualificada e respeitada. Uma das coisas mais importantes da nossa vida para a sociedade é a política, os partidos. Vocês jovens são a esperança de renovação, de um novo Brasil, capaz de implementar um regime de justiça social e de grandes transformações”, concluiu.

O encontro reuniu lideranças, gestores públicos, representantes de organizações governamentais e não-governamentais e pessoas preocupadas e engajadas na busca pelo aprimoramento e pela popularização de políticas inclusivas para os 50 milhões de cidadãos brasileiros na faixa dos 15 aos 29 anos.

O curso foi organizado e promovido pela FJM em parceria com a Universidade da Juventude. Seu objetivo é fortalecer as competências individuais e institucionais dos atores estratégicos que estão envolvidos na formulação, implementação e no controle social de planos, estratégias e programas voltados para a juventude.

Curso PPJB

É baseado em um aprendizado assíncrono em que não é necessário que todos os participantes estejam on-line, nem que trabalhem juntos ao mesmo tempo e requer de 10 a 15 horas de trabalho por semana. Também permite você escolher seus horários de estudo e otimizar o seu tempo da melhor maneira possível. A aprendizagem será um exercício dinâmico e cumulativo dos debates coletivos.

O curso está dividido em quatro módulos que serão ministrados ao longo de três meses. São eles: Estudos das Políticas Públicas de Juventude e as Novas Perspectivas de Desenvolvimento; Diagnóstico da Condição Juvenil; Estratégias para o Desenvolvimento das Políticas de Juventude; e Planejamento, Gestão e Ferramentas para a Ação.

Fonte: Partido Socialista Brasileiro