Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009

Prêmio Tuxáua Cultura Viva - Imagem - VF

Estão abertas, até o dia 25 de novembro, as inscrições para o Prêmio Tuxáua Cultura Viva, edição 2009. Este é um projeto do Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC). Serão selecionados 80 projetos de mobilização e articulação que atuem em rede de Pontos de Cultura, no valor de R$ 38 mil cada, totalizando um investimento de mais de R$ 3 milhões.

O termo “Tuxáua” remete, para algumas etnias indígenas, à figura do articulador e mobilizador. Entende-se por mobilização e articulação as ações que reúnam representantes de diversos Pontos de Cultura, redes sociais e iniciativas de atividades que promovam o fortalecimento de laços e somem esforços na construção de objetivos comuns. São redes o conjunto ou segmento de ações sociais, culturais e artísticas que se reconheçam como afins e colaborem entre si.

Será valorizado o projeto que tiver como foco de mobilização e articulação em rede no as comunidades tradicionais, como povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores artesanais, caiçaras, faxinais, pomeranos, pantaneiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, marisqueiras, caranguejeiras, ribeirinhos, agroextrativistas, seringueiros, sertanejos, geraizeiros, fundos de pasto, entre outros grupos.

Informações, edital e anexos, no site ou através do e-mail: [email protected]

Fonte: Ministério da Cultura