Fórum Internacional: Participação e Políticas Públicas de Juventude

Ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, na Cidade de Lima, no Peru

Fórum

CONVOCATÓRIA

Um dos principais desafios no Peru consiste em impulsionar programas viáveis e pertinentes orientados a melhorar as condições de vida dos e das jovens.

Hoje a juventude peruana assume uma grande importância devido ao seu potencial de renovação e sua capacidade para enfrentar da melhor forma os processos de desenvolvimento em que o país se encontra. Segundo o censo de 2005, 28,1% da população total (7.340.896 pessoas) têm entre 15 e 29 anos. Apesar da proporção deste grupo de idade na população total vir diminuindo de 28.2% em 2002 a 27.6% (projeção para 2010), em números absolutos, a população jovem seguiu crescendo devido à inércia demográfica.

Para atender as principais necessidades dos e das jovens, o Peru conta com diferentes instâncias, tanto a nível nacional, como regional e local. As mesmas encarregadas de gerir iniciativas nesse sentido; assim como políticas setoriais que beneficiam a juventude do país.

Em vista disso, considera-se necessário que, periodicamente, se realizem ações direcionadas a fortalecer as capacidades técnicas dos funcionários que trabalham nestas entidades com o objetivo de promover um trabalho conjunto entre as diferentes instâncias governamentais que têm a ver com estes temas.

Por esta razão, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e a Secretaria Geral da Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ), com o apoio e patrocínio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e a Comunidade Andina das Nações (CAN), será realizado em 25 e 26 de novembro de 2009, no Auditório da CAN, na Cidade de Lima, o Fórum Internacional: Participação e Políticas Públicas de Juventude.

Este Fórum é direcionado a funcionários públicos e técnicos dos diferentes setores da administração pública competente em matéria de juventude; responsáveis da Gerência ou Subgerência de Juventude ou Desenvolvimento Social dos Municípios e dois distritos de Lima Metropolitana e Callao; jovens vereadores dos distritos de Lima Metropolitana e Callao; e especialistas da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).

Trata-se de proporcionar aos participantes conhecimentos em gestão de programas e gestão do investimento público direcionados aos jovens (inclusão do enfoque da juventude no orçamento nacional). Da mesma maneira serão repassados diversos instrumentos para o desenho de políticas de juventude (como as pesquisas nacionais de juventude). Finalmente, será discutida a medição de indicadores e a evolução das políticas em matéria de juventude. Também se aproveitará o espaço para apresentar a Conferência Mundial de Juventude, que se realizará em agosto de 2010, no México.

Para participar, entrar em contato com a Secretaria Nacional de Juventude do Peru (SNJ) ou enviar e-mail para: [email protected] em atenção à Srta. Vanessa Espinar.

Coordenadores:
– Javier Ruiz Rosado (OIJ)
– Vanessa Espinar (SNJ)

Fonte: Organização Iberoamericana de Juventude