4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

4ª Conferência Nacional de CeT - Ricardo Lemos MCT

O Ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sérgio Rezende, lançou oficialmente, no dia 04 de novembro, em Brasília, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que pretende destacar o Brasil como um país preocupado com a sustentabilidade do planeta, uma potência verde. O evento, a se realizar de 26 a 28 de maio de 2010, tem ainda a missão de deixar para os próximos governos uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na abertura do evento, Rezende lembrou os importantes acontecimentos em C&T nos últimos anos, como, por exemplo, a criação dos fundos setoriais, que constituem um mecanismo inovador de estímulo ao fortalecimento do sistema de C&T nacional. Ele falou também da tarefa dos debatedores, da responsabilidade de avaliar as últimas quatro décadas de C&T no Brasil.

Para uma platéia de cientista, pesquisadores, diretores e membros de institutos de ciência e tecnologia de todo o País, Rezende, pediu o apoio de todos na divulgação e mobilização em torno da 4ª Conferência. “Queremos com a ajuda de todos propor metas ambiciosas. E, para isso, contamos com a ajuda de todos vocês (cientista e pesquisadores) na construção de uma proposta final para a expansão do nosso sistema de C&T”. O objetivo, destacou, é deixar para o próximo governo, ideias e ações prontas para serem executadas. Isso seria a continuidade de tudo que está sendo feito neste momento.

O secretário-geral da 4ª CNCTI, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, apresentou um histórico das conferências anteriores e ressaltou que a edição de 2010, deve abordar os quatro eixos do Plano de Ação e, além disso, focar nas proposições para o final do evento. “Mas, antes disso, a fase agora é de mobilizar atores que possam contribuir para a construção de uma Política de Estado em C,T&I. Queremos com tudo isso melhorar ainda mais a qualidade da ciência brasileira”, finalizou.

Os quatro eixos que deverão ser abordados na Conferência são:

•    Consolidação do Sistema Nacional de CT&I;
•    Inovação Tecnológica nas Empresas;
•    Áreas Estratégicas e CT&I;
•    Inovação para o Desenvolvimento Social.

O secretário-executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, destacou por sua vez o desafio da 4ª Conferência, ou seja, de criar uma solução para interligar ainda mais a ciência, tecnologia e inovação ao setor produtivo. “Para isso, queremos ouvir toda a sociedade. Precisamos da colaboração de todos os atores da sociedade civil organizada para diminuirmos a desigualdade e, com isso, promover a inclusão social”, destacou.

Fonte: Ascom MCT