Dia Mundial sem Tabaco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu, este ano, o tema Gênero e Tabaco com ênfase no marketing para mulheres. Segundo a entidade, a prevalência de tabagismo entre os homens atingiu o pico, mas as mulheres estão fumando cada vez mais: elas já representam 20% do total de fumantes do planeta, um contingente formado por 1,3 bilhão de pessoas de ambos os sexos. Atualmente, 9,8 milhões de brasileiras são fumantes.

Segundo dados do Manual do Dia Mundial sem Tabaco 2010, divulgado hoje (31/05) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), a associação mulheres e cigarro implica uma série de problemas. O cigarro já é responsável por 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos e por 10% das mortes por doença coronariana nas mulheres com mais de 65 anos. Aquelas que fumam e tomam pílula, por exemplo, têm dez vezes mais riscos de sofrer ataques cardíacos e embolia pulmonar do que as que não fumam e utilizam a pílula para o controle da natalidade. Além disso, as fumantes têm 22% mais probabilidade de ter um acidente vascular cerebral (AVC).

Confira os impactos do cigarro para a mulher, segundo o Inca:

- Jovens fumantes que usam pílula anticoncepcional têm dez vezes mais chance de sofrer ataque cardíaco e embolia pulmonar do que outras da mesma faixa etária que não são fumantes e usam o mesmo medicamento.

- As fumantes que fazem uso de pílula anticoncepcional apresentam maior risco para doenças do sistema circulatório, aumentando em 39% as chances de doenças coronarianas e em 22% de acidentes vasculares cerebrais.

- Mulheres fumantes que não usam pílula anticoncepcional têm a taxa de fertilidade reduzida em 18% em razão do efeito causado pelas taxas de concentração de nicotina no ovário.

- Mulheres que fumam antes da gravidez têm duas vezes mais probabilidade de ter um atraso no processo da concepção e têm 30% mais chances de infertilidade.

- Fumar durante a gravidez compromete a saúde do bebê. O cigarro pode causar abortos espontâneos, nascimentos prematuros. Mortes fetais, complicações com a placenta e sangramentos ocorrem mais frequentemente quando a mulher grávida é fumante.

- A gestante fumante pode apresentar mais complicações durante o parto e têm o dobro de chances de ter um bebê de menor peso e menor comprimento, comparando-se com a grávida não fumante. Tais problemas se devem, principalmente, aos efeitos que o monóxido de carbono e a nicotina exercem sobre o feto.

- Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular.

Em diversos estados brasileiros está havendo campanhas de conscientização e atividades relacionadas ao combate ao fumo.

Em Olinda – PE, panfletos, adesivos e material educativo estão sendo distribuídos nas ladeiras do Sítio Histórico, além da realização de um ato público, ao meio-dia, com três bonecas gigantes e orquestra de frevo. Antes da panfletagem, ocorreu um seminário no auditório da Academia Santa Gertrudes, no Alto da Sé, para discutir políticas de combate ao tabagismo, a realidade no País e as estratégias que a indústria do fumo usa para atingir as mulheres. Amanhã (01/06), outro encontro, também na Academia Santa Gertrudes, reunirá proprietários de bares, restaurantes, pousadas e hotéis para que sejam sensibilizados sobre a importância de manter ambientes livres do fumo. Participarão o Ministério Público do Trabalho, a Vigilância Sanitária Municipal e a Coordenação de Saúde do Trabalhador.

No Recife – PE, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), na Encruzilhada, e a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, em Santo Amaro, estão fazendo panfletagem, com entrega de material que conscientiza a população a não fumar. As duas unidades da Universidade de Pernambuco (UPE) fazem parte de um projeto de extensão universitária, coordenado pela professora Edilene Barbosa, que visa estimular o aumento de lugares sem cigarro.

Hoje (01/06), no auditório da faculdade, haverá palestra sobre o tema. Quinta-feira (03/06) de manhã, profissionais de saúde e pacientes conversarão com o coordenador municipal de controle de tabagismo do Recife, Marcos Túlio. No Hospital do Câncer (HC) há o serviço de triagem das 6h às 15h, para ver se o fumo já está atingindo o paciente. O telefone do HC é (81) 3217.8000.

Em Fernando de Noronha – PE será lançada, sexta-feira (04/06), a política de controle do tabagismo no arquipélago. Estão previstas atividades, de quarta a sábado, com diversos segmentos, entre moradores, trabalhadores e turistas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, para saber endereços de locais que fazem atendimento ao fumante, é possível ligar para o telefone: 0800 281 5656. A ligação é gratuita.

Em Brasília – DF, a exposição ‘Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas’, no Anexo 2 da Câmara dos Deputados, marca o Dia Mundial sem Tabaco. A mostra, que ficará aberta ao público até 11 de junho, apresenta estratégias da indústria do cigarro para atrair fumantes desde o início do século 20. Também em Brasília, a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) lança publicações sobre o tema, entre elas ‘Gênero e Tabaco – As Mulheres e o Tabagismo’, resultado de pesquisas feitas após um seminário promovido em março de 2009.

No Rio de Janeiro – RJ, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou das comemorações às 10h, na área externa da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão. Na ocasião, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) promoveu o plantio de flores em frente ao prédio, como um contraponto aos males causados pelo cigarro.

O Inca desenvolveu ainda peças promocionais para uma campanha, com o slogan ‘Mulher, Você Merece Algo Melhor que o Cigarro!’ No Mercadão de Madureira e no Shopping de Santa Cruz, foi realizado o teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono no organismo do fumante, orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental e distribuição de material educativo.

No Shopping Nova América (Del Castilho), houve pontos de informação sobre o tratamento do tabagismo, com encaminhamento de pacientes para unidades de saúde e dosagem de monóxido de carbono no organismo com o monoxímetro. Até 2 de junho, haverá orientação das práticas saudáveis, atividade física e alimentação e avaliação do Índice de Massa Corpórea.

Uma equipe de saúde bucal dará orientações para autoexame e higiene da boca e quem passar pelo local poderá ter a pressão arterial aferida. Será oferecida assistência para casos de violência contra a mulher, com referências de atendimento e acolhimento e orientações sobre os direitos e benefícios da mulher. O evento, organizado pela coordenação de saúde da região do Méier e adjacências, também contará com apresentações de cantoterapia, capoeira, dança de salão, artesanato e do grupo AfroReggae.

Em São Paulo – SP, o Instituto do Coração (Incor) promoveu uma campanha comemorativa ao Dia Mundial sem Tabaco. O evento incluiu medição de monóxido de carbono no ar exalado pelo indivíduo, um indicador importante do grau de poluição do organismo pelo cigarro. Houve também campanha de atendimento e orientação ao público, no vão livre do Masp, organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. A estação Sé do Metrô promove mutirão de conscientização da população. Os usuários do Metrô receberão informações e poderão realizar exames.

O Instituto do Coração, no complexo do Hospital das Clínicas, promove a campanha “Um dia sem fumar” para as mulheres. Um dado da Sociedade Paulista de Pneumologia chama a atenção: mais de 20% dos moradores da capital fumam. É a cidade do país que têm mais fumantes. Contudo, muitos fumantes mudaram de comportamento depois que a Lei Antifumo entrou em vigor, há quase um ano.

O Ministério da Saúde mantém uma biblioteca virtual, acesse aqui o link para a Exposição sobre o Dia Mundial sem Tabaco.

Fontes: JC Online / O Globo / Ministério da Saúde / O Estadão / G 1 / PE 360 Graus