Eles preferem YouTube, elas, Twitter

Estudo feito na Região Metropolitana do Recife revela que 87% dos homens visitam o portal de vídeos e que 75% das mulheres twittam.

Twitter é a mídia social campeã de novos cadastros, mais de 80% do público do YouTube é masculino e as mulheres predominam no Orkut e Twitter. É o que revela pesquisa realizada no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda pela DIP Consultoria. O estudo foi encomendado pela assessoria de comunicação em mídias sociais Le Fil para definir o perfil e hábitos dos usuários dessas redes. “O objetivo dessa pesquisa é provar cientificamente aos nossos clientes que o Grande Recife tem espaço para as mídias sociais”, explica a diretora de operações da Le Fil, Rosário de Pompéia.

Segundo o diretor da agência de publicidade ItaloBianchi.com, Alfrízio Melo, um dos clientes da Le Fil, sairá perdendo quem não conseguir se aproveitar bem dessa nova ferramenta. “É mais um meio de fazer a mensagem chegar ao consumidor, permitindo, até mesmo, a estratificação e o direcionamento de um determinado tipo de produto”, comenta Alfrízio. “É uma excelente interação entre consumidor e empresa, que pode escutar agora os questionamentos do seu público e o que ele realmente deseja”, complementa.

Pouco mais de 20% dos entrevistados se cadastraram em alguma mídia social nos últimos seis meses. “Mais de 30% se inscreveram no Twitter, 27,5% no Orkut e 14,5%, no Facebook. Ficando o YouTube com 13% e fóruns específicos, com 7,3%”, informa a diretora da DIP, Jaqueline Freire.

De acordo com Jacqueline, foram realizadas 321 entrevistas em vários pontos de fluxo das três cidades. “Chegamos à conclusão de que mais de 50% dos entrevistados consideram positivo o relacionamento das empresas através das mídias sociais”, afirma. “Cerca de 30% dos entrevistados veem positivamente o relacionamento de políticos através das redes sociais”, acrescenta a diretora.

A pesquisa mostra ainda que o Twitter e o Orkut são os mais acessados pelas mulheres, com 75% e 60% respectivamente, enquanto o YouTube é mais visitado pelo público masculino 87% e com mais de 35 anos (53,3%).

É o caso do engenheiro Paulo Almeida, 53 anos, que visita o YouTube todas as noites quando chega do trabalho. “Assisto a vídeos de música e demonstrações de testes de motos, tanto oficiais dos fabricantes quanto feitas em casa por usuários comuns”, justifica. “Estou para comprar uma moto nova e fico avaliando os vídeos postados sobre ela para me decidir”.

A pesquisa revela ainda que passatempo (66,7%) e expor ideias e opiniões (66,2%) são os motivos que levam os entrevistados a acessar blogs. Já no Twitter prevalece a procura por contato com amigos (67,9%) e informação em tempo real (60,4%).

No quesito YouTube, ver e inserir vídeos (86,2%) e passatempo (65,7%) foram as atividades mais citadas. No Orkut, contato com os amigos (90,3%) e ver e inserir fotos (77%) motivam as visitas.

Fonte: JC Online