Inclusão Digital

O governo federal realiza entre os dias 22 e 24 de junho, em Brasília – DF, a 9ª Oficina para Inclusão Digital. O evento, realizado desde 2001, faz parte das ações governamentais de coordenação e fomento às atividades na área de inclusão digital e visa debater ações e projetos voltados para a ampliação do acesso da população brasileira aos serviços de informática e às novas tecnologias de comunicação.

Este ano, o evento será realizado no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CET/CNTC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site

A oficina reunirá  na capital federal monitores de telecentros, representantes de instituições de apoio à inclusão digital, gestores de projetos governamentais e privados, membros de conselhos gestores, além de profissionais, estudantes e pesquisadores da área. Durante três dias, os participantes debaterão estratégias e poderão sugerir propostas de políticas públicas e de diretrizes de acesso e uso das tecnologias digitais, tendo como eixo fundamental a promoção de ações concretas para a inclusão social.

O evento ocorre no momento em que governo, sociedade e iniciativa privada discutem a implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), cujo objetivo é universalizar a internet de alta velocidade para cidadãos, instituições do governo, entidades da sociedade civil e empresas, de modo a promover oportunidades, desconcentrar renda e incorporar os cidadãos hoje excluídos desse serviço. A meta é expandir de 11,9 milhões para cerca de 40 milhões o número de domicílios com esse tipo de conexão até 2014.

Telecentros – A oficina também vai debater as ações do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR, que prevê a criação de três mil novos centros públicos de acesso à internet em 2010. A programação contempla ainda a Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, além de um balanço das ações realizadas no país de 2001 a 2010.

O evento contará ainda com painéis, oficinas práticas, laboratórios, debates e consolidará um documento produzido pela sociedade civil com propostas para políticas públicas. Também serão realizados encontros paralelos, entre equipes dos programas e projetos de inclusão digital presentes.

A 9ª Oficina para Inclusão Digital é organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (SLTI/MP), em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, atualmente coordenado pela Dataprev, e pelas instituições Sampa.org, RITS (Rede de Informações para o Terceiro Setor), Cidadania Digital, Coletivo Digital, Projeto Saúde & Alegria e IPSO (Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos).

Fonte: Portal da Juventude – Presidência da República