Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010

Estão abertas, até o dia 30 de julho, as inscrições para o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa de Assaré, que fará a seleção de 200 iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins. É a primeira ação de incentivo ao cordel desde a regulamentação da profissão, em 14 de janeiro.

O prêmio vem ressaltar a importância da Literatura de Cordel como patrimônio imaterial brasileiro, entendendo sua unicidade e papel fundamental na construção da identidade e da diversidade cultural brasileira. Podem concorrer poetas, repentistas, cantadores, emboladores, xilógrafos e demais artistas populares e profissionais da cultura em quatro categorias.

Homenageado dessa edição, o poeta cearense Patativa do Assaré (1909-2002) é símbolo da cultura popular por representar, em seus versos, o lirismo e a perspicácia do homem do sertão.

Podem participar Pessoas Físicas com comprovada atuação na área literária ou cultural e Pessoas Jurídicas de direito privado, com ou sem fins econômicos com no mínimo três anos de existência e comprovada atuação em atividades de cunho literário, artístico-cultural e/ou editoriais. Neste caso, a inscrição está aberta para as categorias de produção, formação e difusão. Cada candidato poderá inscrever até dois projetos, em categorias diferentes, podendo ser selecionado em apenas uma das categorias inscritas.

O MinC criou uma cartilha explicativa sobre o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010, acesse aqui

O edital completo e maiores informações no site do Ministério da Cultura.

Fonte: Diário de Pernambuco e Ministério da Cultura