Unesco aposta em “potencial” dos jovens para o desenvolvimento e a paz

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, destacou nesta quinta-feira o “potencial” dos jovens para conseguir o desenvolvimento e a paz, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Juventude.

Em coincidência com a inauguração do Ano Internacional da Juventude das Nações Unidas, Irina lançou uma mensagem na qual propõe “criar mais espaços e oportunidades para cultivar a participação cívica e permitir que os jovens intervenham para determinar seu futuro”.

A cinco anos da data fixada para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, “é mais importante que nunca encorajar os jovens a pôr todo o seu empenho em conseguir um mundo mais justo e sustentável”, acrescenta.

Irina lembrou que a finalidade do Ano da Juventude, que girará em torno do diálogo e da compreensão mútua, passa por mostrar melhor a contribuição que os jovens fornecem à sociedade, ajudá-los a resolver os problemas que enfrentam e encorajá-los a participar de iniciativas de desenvolvimento.

O investimento público na juventude tem benefícios duráveis para toda a sociedade, segundo a diretora-geral da UNESCO, que acrescentou que “serão potencializadas as políticas de juventude que promovam a equidade e a colaboração direta com os jovens”.
“A UNESCO tem o firme propósito de dar autonomia aos jovens e de velar para que suas opiniões sejam levadas em conta”, afirma Irina, que prometeu que a agência da ONU emprestará mais ajuda aos Estados-membros para a formulação de políticas e programas eficazes destinados aos jovens.

“Os jovens devem ter a possibilidade de participar na qualidade de interlocutores respeitados na tomada de decisões”, de acordo com a diretora-geral, que insiste em que “é interesse de todos” dar a eles as competências que precisam para construir um futuro mais sustentável.

Irina conclui sua mensagem fazendo uma chamada aos Governos e à comunidade internacional para que encorajem os jovens de todo o mundo “a aproveitar as oportunidades oferecidas este ano, para criar redes, trocar ideias e empreender projetos que promovam a paz, o entendimento mútuo e o desenvolvimento para todos”.

Fonte