Site permite acompanhar histórico de políticos

Como muitos dos candidatos que estão pedindo votos tentam se reeleger, faz bem o eleitor dedicar um pouco de seu tempo navegando no Excelências.org, portal criado pela organização não governamental Transparência Brasil, e que traz informações detalhadas sobre todos os parlamentares em exercício no País.

No portal, podem ser encontrados relatórios das atividades parlamentares, além de detalhes como o patrimônio do político e processos a que ele responde.

Para usar a ferramenta, basta acessar a página e digitar no mecanismo de busca o nome do político. É possível ainda navegar por mapas e acessar a lista de políticos dos Estados e de cada capital. Dessa forma, é possível ver, por exemplo, o orçamento das casas, quais são os deputados que detêm concessão de rádio e TV, quais são policiais, e quem foi citado no Tribunal de Contas, entre outras informações.

Buscando um nome específico, o internauta acesso o histórico de filiação partidária, contato de e-mail, além de assiduidade, informações veiculadas na mídia sobre suas atividades, seu histórico de matérias legislativas e votos para cada projeto. O eleitor pode, ainda, checar a lista de bens declarados do político e seus gastos no último pleito.

VOTO DECLARADO

Com a ficha do candidato passada a limpo, também é possível usar a rede para declarar sua intenção de voto. O site TVoto, idealizado e desenvolvido por um conjunto de blogueiros brasileiros, é um serviço para que os internautas deixem claro, para quem quiser saber, em quem eles pretendem votar este ano.

O site também possui um blog e traz informações referentes às eleições. Funciona assim: ao acessar o a página, o usuário deve clicar no link Votar agora. A partir daí, ele precisa declarar seu Estado de origem, idade e sexo e, em seguida, escolher o cargo para o qual vai declarar o voto.

Maiores Informações:
Excelências (www.excelencias.org.br)
TVoto (www.tvoto.com.br)

Fonte: JC Online