Dia Nacional dos Surdos – 26 de Setembro

Imagem: Dia Nacional do Surdo

O Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, é celebrado na data da criação da primeira escola de surdos do Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro, pelo professor francês surdo Hernest Huet, com o nome de Instituto Nacional de Surdos-Mudos (atual Instituto Nacional de Estudos de Surdos – Ines). A Libras foi oficializada, em 2002, pela Lei Federal Nº 10.436, passando a ser a Língua Oficial da Comunidade Surda.

Veja as comemorações do Dia Nacional dos Surdos pelo Brasil

Rio Grande – RS
Em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, será realizada, nessa quinta-feira, 23, a Oficina da Libras (Língua Brasileira de Sinais), aberta à comunidade e gratuita, com os alunos surdos da E.M.E.F. Helena Small. Ela será desenvolvida no período das 14h30min às 17h30min, na Supervisão Cultural do Mercado Público, loja 6, no município de Rio Grande.

Ilhéus – BA

O Dia Nacional dos Surdos terá programação especial durante uma semana, em Ilhéus, organizada pela coordenação de Educação Especial da Diretoria Regional de Educação (Direc 6), em parceria com a Escola Estadual Renato Leite da Silveira (Rotary) e a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie).

A programação começa na segunda-feira (20) com a Caravana rompendo o silêncio que, até quinta-feira (23), levará palestras informativas para instituições de ensino superior sobre temas como Surdez, Libras e Educação Inclusiva.
Na sexta-feira (24), às 16h, no auditório da Faculdade de Ilhéus, acontece o II Encontro de surdos e familiares, que propõe um colóquio sobre relações interpessoais e palestra de integrantes da Pastoral dos Surdos de Feira de Santana.

Para fechar a semana de atividades, a equipe realiza no sábado (25), às 9h, um pedágio para panfletagem na Praça Cairu, em Ilhéus, para levar informações à população sobre os direitos e a realidade dos surdos e mudos.

Itabuna – BA

A Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna elaborou uma extensa programação para comemorar o Dia Nacional do Surdo. As atividades serão iniciadas no dia 20 com a “Caravana Surdez – Cidadania – Educação”, que percorrerá, até o dia 23, dez escolas da rede municipal de ensino.

O objetivo da Caravana é levar informações sobre o que é surdez, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e histórico da vida dos surdos no mundo, além da exibição de um filme em Libras.

Na tarde do dia 24, a SEC promoverá em parceria com a Unime o Torneio de Futsal, tendo a participação de alunos com deficiência auditiva assistidos pelo Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei).

À noite, no horário das 18 às 21h30min no Campus I da Unime, a professora Alessandra Palmeira ministrará a Oficina de Libras.

A programação prosseguirá no sábado, dia 25, em stand na Praça Otávio Mangabeira, quando em parceria com o Centro de Saúde Auditiva (Cesai), o Cepei realizará reunião pública com pessoas surdas de Itabuna para discutir providências para criação da Associação de Surdos.

Campo Grande – MS
Comemoração do Dia Nacional dos Surdos
Período: 24 a 26/09 – Campo Grande – MS
Programação: http://www.feneis.com.br/page/noticias_detalhe.asp?cod=1354

Amapá
O Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), realiza no período de 27 a 29 de setembro uma programação destinada do Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro. A programação inicia na segunda-feira (27) com uma caminhada cujo tema será: “O Surdo e Suas Conquistas”.

A caminhada sai às 16h 30 da frente do CAS na Avenida José Antonio Siqueira, Número 875, no bairro Laguinho, passando pela Rua Odilardo Silva, seguindo pela Avenida FAB e Rua Cândido Mendes, até a chegada no Parque do Forte. No dia 28 haverá uma ação social, com o tema “O surdo e seu bem estar”.

A ação será no prédio do CAS, das 8h às 13h. Haverá prestação de serviços relacionados à saúde e cidadania. Por fim, no dia 29, acontece a programação “O lazer também é um direito do surdo”, com competições esportivas, sorteio de brindes para os surdos e momentos de lazer.

São Paulo – SP

A Área de Acessibilidade do MAM-SP, promoverá do dia 26 de setembro ao dia 1 de outubro, a Semana Cultural Sinais na Arte, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo.
A programação do MAM-SP conta com cursos e oficinas de artes com intérpretes de libras.
Acesse aqui a programação da Semana Sinais na Arte.

Cotia – SP
11º Encontro Comemorativo do Dia do Surdo Mudo
Quando: 08/10
Horário: 14h às 16:30
Local: Rodovia Raposo Tavares, 7200. Km 24, Granja Viana – Cotia – SP
Inscrição Prévia: Escolas para Crianças Surdas Rio Branco
E-mail: [email protected]
Telefone: 4611.8478

Programação aqui

Cariacica – ES

Dia do Surdo – Língua Diferente Aluno Eficiente
2ª Comemoração do Dia do Surdo
Local: Escola Manoel Paschoal de Oliveira – Cariacica – ES
Data: 29/09, iniciando às 08h.
A programação inclui gincana, teatro, oficinas e muito mais.

Belo Horizonte – MG

II Encontro Nacional de Jovens Surdos
Data: 12 a 15 de novembro
Local: Belo Horizonte – MG
Informações e Programação aqui

Curitiba – PR
Seminário Surdo em Movimento – Comemoração pelo Dia do Surdo
Período: 25 e 26/09
Local: UFPR – Campus III – Curitiba – PR
Informações, Inscrições e Programação: http://seminariofeneispr.webnode.com.br/

Florianópolis – SC

II Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais Brasileira
Período: 25 a 27 de novembro
Local: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis – SC

Informações:

E-mail: [email protected] – Tel: (48) 3028 2004
Site: http://www.congressotils.cce.ufsc.br/

Brasília – DF
Festa da Comunidade Surda de Brasília
Dia 26 de setembro
Maiores Informações: www.superdeafs.webs.com

Fonte: Jornal Agora / Correio do Povo / FENEIS / Educação.escolas.ba /