Conservatório Municipal de Guarulhos oferece curso livre de música

A Secretaria de Cultura de Guarulhos (Grande São Paulo) recebe até o dia 15 de outubro inscrições para o Curso Livre de Música do Conservatório Municipal de Arte. No total, serão oferecidas 300 vagas para formação musical de qualidade à população. A taxa da inscrição custa R$ 10.

A grade é composta por aulas teóricas que tratarão de teoria e percepção musical, técnica instrumental, História da música, harmonia e contraponto. Também fazem parte da formação aulas de prática instrumental de clarinete, flauta, viola caipira, violão, violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, piano, percussão, saxofone, trompete, trombone de vara, além de canto.

As inscrições devem ser realizadas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O candidato deve acessar o edital de processo seletivo, preencher o formulário incluso e imprimir o boleto bancário para pagamento. Interessados também podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 27 de setembro neste mesmo site. Portadores de deficiência que necessitem de condições especiais para a realização do teste devem preencher um formulário específico, também incluso no edital, e encaminhar laudo médico ao IBFC.

Serão preenchidas 300 vagas, distribuídas entre faixas etárias. São 100 vagas para estudantes de 10 a 13 anos, 75 para estudantes de 14 a 17, 75 para estudantes de 18 a 24 anos e 50 para estudantes acima de 25 anos.

O processo seletivo será composto por um teste auditivo de 30 questões, que devem ser respondidas em uma hora. Candidatos com 14 anos ou mais também realizarão uma prova objetiva de conhecimentos específicos, com duração de 1h30, composta por 20 questões baseadas na Teoria Elementar da Música de Osvaldo Lacerda.

A data para aplicação das provas será divulgada no dia 19 de novembro pelos sites www.ibfc.org.br e www.guarulhos.sp.gov.br

Mais informações podem ser obtidas através dos sites do IBFC e da Prefeitura de Guarulhos, ou ainda no Diário Oficial do Município, publicado no dia 17 de setembro.

Fonte: Onda Jovem