Simpósio Internacional- SINBIOTEK

O SINBIOTEK, pretende evidenciar a multiplicidade das formas de ocupação do território (agronegócios, áreas protegidas, terras indígenas, agricultura familiar, etc.), a partir de uma discussão dentro do processo de socialização da biodiversidade, do seu uso e da sua apropriação pelos diferentes atores.

Neste Simpósio, prevê-se discutir a noção de “sustentabilidade” como o quadro no qual se confrontam a necessidade do desenvolvimento econômico e social, e a conservação ambiental. Com este viés interpretativo, prioriza-se uma reflexão sobre a natureza, cultura, desenvolvimento, espelhados no território que tem, nesses últimos vinte anos, sofrido transformações intensas por meio de novas formas de exploração com as inovações biotecnológicas.

A base do evento é a apresentação dos resultados de dois projetos de pesquisa desenvolvidos no IESA (Instituto de Estudos Socioambientais) da UFG (Universidade Federal de Goiás):

- O Projeto BIOTEK (Biotecnologias e a gestão participativa da biodiversidade – estudos de caso de Instituições, conhecimento popular e saberes locais no Cerrado brasileiro), incentiva pesquisas comparativas no Brasil, na Guiana Francesa, no México e Vietnã com recursos financeiros do Institut de Recherche pour le Développement– IRD, e da Agence Nationale de la Recherche – ANR, França.

- E, o Projeto financiado pelo CNPq “Apropriação do território e dinâmicas socioambientais no Cerrado: biodiversidade, biotecnologia e saberes locais”.

Eixos Temáticos:

I – Saberes locais, agronegócio e biodiversidade;
II – Territórios Indígenas: usos e apropriação dos recursos;
III – Biotecnologias e erosões genéticas: questões jurídicas e socioambientais.

Acesse aqui a programação completa do evento.

Mais informações acesse a página do evento aqui ou através do e-mail: [email protected]

Local: Universidade Federal de Goiás – Goiânia/Go
Data do Evento: 03 a 05/11/2010

Fonte: Ministério do Meio Ambiente