Serra da Capivara (PI) realiza Festival de Cultura

Imagem: Serra da Capivara

A Fundação Museu do Homem Americano confirmou as principais atrações do I Festival Cultural Acordais, que acontecerá no período de 14 à 16 de novembro no Parque Nacional Serra da Capivara com patrocínio da OI. Entre os destaques está a apresentação da peça de teatro ‘Café com Torradas’, encenada pelo ator da TV Globo, Marcelo Airoldi, que interpretou o Gustavo na novela Viver a Vida.

O ator, autor, diretor e professor de teatro que já esteve em São Raimundo Nonato participando das gravações do filme “Onde está a Felicidade?” de Bruna Lombardi, voltará agora ao Piauí para encenar duas peças teatrais que recentemente estavam em cartaz em São Paulo. Um dos objetivos do evento é promover intercâmbios culturais levando ao público do sertão, pela primeira vez, espetáculos teatrais para o anfiteatro da Pedra Furada.

DANÇA ANCESTRAL
O céu estrelado da Serra da Capivara também iluminará um sensacional espetáculo de dança num cenário tecnológico que mistura água, terra, fogo e ar sob o ritmo da música e da projeção de imagens. Estrelado pela paranaense Silvia Wy’a Poty, dançarina especializada em psicologia do corpo e membro do conselho internacional de dança da Unesco, esse espetáculo emociona quem assiste.

Além da presença de grandes artistas nacionais, a primeira edição do Festival Cultural Acordais, também reservou uma série de surpresas para o público que comparecer ao Parque Nacional Serra da Capivara no período do evento. Entre esses destaques, está Carlos Daitschman, reconhecido contador de histórias que junto aos alunos do projeto Pro-arte, da Fundação Museu do Homem Americano, apresentará contos indígenas selecionados pela etnóloga paulista, Vilma Chiara.

Representando o homem sertanejo e sua cultura, o I Festival Cultural Acordais traz as apresentações dos grupos de cultura popular Afro Vermelho e Auto do Boi de Reis. Na área musical Sandrinho do Acordeom, Bruno da Rabeca e Julimar do Pife mostram a influência do sertão. O evento resgata a cantoria de viola dos emboladores Paulo Dias e Zé Domingos e apresenta as danças tradicionais da região com a presença do Arraiá do Velho Galo e as cores do reisado Cigano Novo Zabelê. Para finalizar, os saltos da capoeira através do Grupo Raízes do Brasil mostram a influência africana em nossa cultura.

Fonte: Cidade Verde