Documentário sobre Fordlândia será exibido na Casa da Juventude

O documentário Fordlândia, dos cineastas Marinho Andrade e Daniel Augusto, será exibido no Centro de Apoio Social e de Articulação da Juventude, mais conhecido como Casa da Juventude, nesta sexta-feira (5), às 18h30. A entrada é franca e contará com a participação de Marinho para uma conversa com o público.

A película, de 51 minutos, relata a emoção e perplexidade dos irmãos americanos Edi e Charles Townsend, que nasceram em Fordlândia e voltaram para rever o lugar. Ao retratar a história dos moradores, os documentaristas pretenderam, na verdade, revelar o abandono da cidade americana, idealizada por Henry Ford em 1928, às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará.

Os planos do norte-americano e empresário Henry Ford era criar um pólo de abastecimento de látex, matéria prima dos pneus de sua fábrica de automóveis instalada no Brasil. Porém, após 18 anos esse projeto chegou ao fracasso.

O filme é resultado de cinco anos de pesquisa, dezenas de entrevistas, viagens para dez cidades, no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), tudo isso misturado com filmes raros sobre o tema, datados do início do século XX, e garimpados no Arquivo Nacional de Washington.

Além disso, é uma reflexão sobre a tentativa de transpor a cultura e o regime econômico norte-americanos para o Norte do Brasil, uma questão importante em tempos de discussão sobre a internacionalização da floresta, num momento em que a possibilidade de diálogo entre culturas diferentes é uma das pautas mais importantes em qualquer lugar do mundo.

Abandonada, Fordlândia é considerada por muitos, no momento, como uma “cidade fantasma”, restando somente casas comerciais e residenciais, hospitais e templos de oração, em estilo americano, tomados pelo mato e deteriorados pela ação do tempo.

Serviço

O documentário Fordlândia será exibido às 18h30, na Casa da Juventude –  Avenida Gentil Bittencourt, 694, ao lado do Centur.

Mais informações: (91) 3223 3437

Fonte: Governo do Estado do Pará