Braskem dá a largada para a campanha de reciclagem

Imagem: Braskem - Reciclagem

Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, a Braskem dá a largada para a campanha GP de Reciclagem Braskem. A iniciativa consiste em mobilizar os cidadãos de São Paulo a fazerem o descarte seletivo dos resíduos plásticos em postos de coletas específicos. Por este gesto positivo de cidadania e de respeito ao meio ambiente, a cidade de São Paulo receberá 500 unidades de mobília urbana, como bancos, jardineiras e lixeira, entre outros. Os móveis serão produzidos a partir de plástico reciclado semelhante à madeira, batizado de plástico madeira.

A ação teve início na última quinta-feira, 4, estendendo-se até o dia 28 do mesmo mês. Emerson Fittipaldi, que será homenageado pelo GP Brasil 2010 pelos 40 anos da primeira vitória do Brasil na Fórmula 1, será o divulgador da campanha de mobilização. A entrega da mobília urbana será feita no aniversário da cidade – no dia 25 de janeiro.

Tendo início na véspera dos treinos livres do GP Brasil de Fórmula 1 2010, a campanha irá coletar todos os resíduos descartados no autódromo durante os três dias da etapa brasileira da competição – 5, 6 e 7 de novembro. No restante da cidade, a coleta será realizada até o dia 28 de novembro, em cinco parques localizados em diferentes regiões de São Paulo: Parque do Ibirapuera, da Luz, do Carmo, do Trote e Alfredo Volpi. Nestes parques estarão disponíveis 12 postos de coleta dos resíduos plásticos para a população e visitantes fazerem seu gesto de cidadania. Esta ação é uma parceria entre a Braskem, a Prefeitura de São Paulo e a Plastivida.

Para separar o lixo coletado, a Braskem fechou acordo com cinco cooperativas que farão a seleção dos materiais e a pesagem dos mesmos. As cooperativas escolhidas para essa ação são a Cooperativa da Capela do Socorro, Corpore Centro, União de Itaquera, Central do Tietê e Coperviva Bem. Cada uma será responsável por separar o lixo da sua respectiva região. No autódromo a coleta seletiva ficará a cargo da Coopercaps.

Em cada um dos postos de coleta dos parques haverá uma equipe formada por promotores que darão orientações ao público, um responsável pelo apoio, que fará as vistorias e será responsável por levar o volume coletado a um contêiner, que posteriormente será depositado em um caminhão para ser transportado até a respectiva cooperativa.

Durante os três dias da etapa brasileira da Fórmula 1, Braskem e Plásticos Suzuki irão apresentar ao público uma mini usina de reciclagem que será montada no autódromo de Interlagos. É uma forma lúdica de mostrar como é feita a reciclagem até a produção do plástico madeira. A mini usina estará em exposição, próxima aos paddocks, sendo permitida a visita àqueles que possuírem a devida credencial de acesso ao local onde está exposta.

A usina da empresa Plásticos Suzuki será responsável por fazer os móveis de plástico reciclados que serão doados aos parques públicos da cidade de São Paulo, como bancos, lixeiras e jardineiras.

Para reforçar a mobilização dos paulistanos, uma campanha publicitária irá ao ar a partir do dia 03 de novembro, tendo Fittipaldi como divulgador do GP de Reciclagem Braskem, que convocará a população a participar, reforçando que “o vencedor deste Grande Prêmio é você”. A campanha é produzida pela agência WMccann.

A ação também poderá ser acompanhada pela internet. Foi criado o hotsite, onde o internauta poderá acompanhar toda a ação e conhecer as peças da campanha publicitária.

Fonte: Pauta Social