Já pensou em ser monitor de redes sociais?

Imagem: Redes Sociais

 

Quando falamos da dificuldade que é escolher uma profissão não estamos exagerando! Isso porque existem cada vez mais áreas de atuação existentes no mercado de trabalho. Cada dia que passa surge algo novo e uma nova carreira entra em ascensão. Uma dessas novidades é a carreira em mídias sociais.

As redes estão diariamente em pauta e já se tornaram essenciais nas rotinas de empresas e profissionais das mais diversas áreas. Agora, para que elas funcionem com eficiência, é preciso ter profissionais trabalhando por trás disso. E é sobre o trabalho deles que vamos falar hoje!

Se os consumidores estão nas redes, as empresas também precisam estar. As empresas identificaram o potencial do trabalho em mídias sociais e estão investindo em ferramentas e profissionais que possam otimizar esse relacionamento e aproveitar a quantidade de informações disponíveis nas redes para melhorar a atuação, produtos e serviços da empresa.

O profissional que pretende entrar nessa área precisa gostar muito de se comunicar nas redes. Seu trabalho é basicamente passar o dia acompanhando o que acontece nas redes e monitorando o que estão falando da empresa onde trabalha. A partir dessas análises o profissional é capaz de produzir conteúdo online para o público que está nas mídias sociais e expandir e fortalecer a marca de uma empresa, a partir do relacionamento com seus clientes. De acordo com o site Empregos.com podemos definir o profissional de mídias sociais da seguinte forma:

 

O que faz?
Estuda o público, planeja e desenvolve campanhas, elabora conteúdo, divulga produtos, serviços ou marcas, gera relacionamento com o cliente por meio das redes. Monitora o que o público diz a respeito da empresa, responde dúvidas e críticas, mensura resultados (ranking dos perfis organizacionais na internet).

Onde atua?
Empresas públicas, privadas e organizações não-governamentais de qualquer ramo.
Em regime CLT ou como prestadores de serviço (Pessoa Jurídica).

Plataformas de relacionamento
O profissional da área elabora conteúdo para o Orkut, Twitter, Facebook, Youtube, Linkedin, Flickr etc. Normalmente, as empresas geram relacionamento nas redes mais populares. A definição da mídia depende do perfil organizacional e do cliente.

Formação
Grosso modo, quem trabalha com mídia social é formado em Comunicação ou áreas afins – Marketing, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas. Contudo, profissionais de diversas áreas podem atuar na função. Não há graduação em redes sociais, mas algumas universidades vêm realizando cursos de especialização na área.

Competências
Domínio da comunicação escrita. Bom relacionamento interpessoal: o engajamento e a transparência nas relações são fundamentais. Proatividade. Visão estratégica. Conhecimento nas áreas de comunicação e marketing; em tecnologias específicas, internet e suas ferramentas. O profissional de redes sociais deve ficar de olho nas tendências. Seu perfil pessoal na internet é seu portfólio.

 

Fonte: Blog Mais Estudo