IJC participa de formação para realizar teste HIV pela saliva

O Instituto de Juventude Contemporânea (IJC) participou de uma formação em DST/HIV/Aids oferecido pela Junta de Andalucía, organização espanhola.  O curso preprarou educadores de ONGs para projeto piloto no Ceará que consiste na realização de testes que detectam o HIV pela saliva.
 
 
Segundo os espanhóis responsáveis pela implementação do projeto em Fortaleza, as vantagens são muitas, pois o resultado é obtido em apenas 20 minutos, o método não é invasivo, qualquer pessoa que receba a capacitação pode aplicar o teste, além de serem utilizados materiais completamente recicláveis, não sendo considerados lixo hospitalar.
 
 
A intenção é que todas as instituições que estiverem presentes durante a formação possam realizar os testes nas próprias sedes com seus públicos alvos. O objetivo maior do projeto, financiado pelo governo espanhol, é formar uma rede para trabalhar a saúde sexual da juventude.
 
 
Segundo pesquisa realizada pela prefeitura de Fortaleza, de 2003 a 2010 foram notificados 8.768 casos de pessoas com o vírus, sendo 26,6% do sexo feminino e 73,4% do sexo masculino. Em 1988 a proporção era para cada 12 homens, uma mulher tinha o vírus, já em 2000, essa proporção passou para a cada 3 homens, tem-se uma mulher com o HIV. De acordo com a pesquisa, há uma estimativa de que atualmente em Fortaleza 9.000 pessoas vivam com o vírus sem saber. Vale lembrar que o HIV não é transmitido pela saliva, apenas pela secreção vaginal, sêmen, leite materno, da mãe para o filho na hora do parto (se não houver tratamento) e pelo sangue.
 
Além do IJC, outras entidades se mostraram interessadas no projeto, dentre elas, o Movimento de Meninos e Meninas de Rua de Fortaleza (MMMRF),  a Associação dos Meninos e Meninas de Fortaleza – Casa de Andalucia, a Central Única das Favelas (CUFA) e a Barraca da Amizade.
 
De acordo com os planejamentos, até o final do ano, as ONGs cadastradas estarão gabaritadas para realizar os testes e encaminhar as pessoas, que realizarem o exame pela saliva, aos órgãos responsáveis pelo tratamento do HIV.