Projeto Itinerante aproxima políticas públicas da juventude teresinense

Entender as peculiaridades da juventude e garantir direitos a essa geração são fatores fundamentais para consolidar, através da inclusão social, a democracia no Brasil. Em Teresina, a Secretaria Municipal da Juventude – SEMJUV se ocupa desse olhar sobre os jovens, e há quatro anos vem buscando garantir políticas públicas efetivas para esta parcela da sociedade.

 Usando com uma de suas ferramentas para promover um espaço de sociabilidade com a juventude, a SEMJUV realizará no próximo dia 26 de março, das 9h às 16h, a I Caravana Social da Juventude, na Escola Municipal Antônio Gaioso. A secretária municipal da Juventude, Erinalda Feitosa, explica que a região do bairro São Joaquim foi apontada pelos líderes de organizações juvenis, como primeira opção para a realização da caravana, tendo em vista os altos índices de violência e uso de drogas verificados naquela região. “Deixamos a escolha por conta dos grupos de juventude, para que eles pudessem apontar os locais mais vulneráveis, tendo em vista o conhecimento e aproximação destes com os jovens, nas mais variadas organizações”, comentou a secretária.
 
 A ação terá continuidade de forma itinerante, percorrendo as diversas zonas da cidade levando um leque de atividades nas áreas de esporte, cultura, cidadania, saúde, meio-ambiente, educação e outros. Através da ação sócio-cultural, os jovens envolvidos poderão vivenciar as Políticas Públicas de Juventude em Teresina.
 
A forma descentralizada foi pensada com uma maneira de atingir a maior parte dos bairros e vilas de Teresina, além de aproximar o trabalho realizado na SEMJUV com as organizações juvenis, mesmo nas comunidades mais distantes.  O foco da ação será voltado para a prevenção às drogas, um trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Teresina e reconhecido por entidades não governamentais e autoridades políticas. Além das atividades sócio-culturais, serão oferecidos também, prestações de serviços essenciais para o desenvolvimento da comunidade.
 
 A secretária Erinalda Feitosa, reuniu-se nos últimos meses com diversos gestores municipais e estabeleceu importantes parcerias a fim de integrar as políticas sociais da Prefeitura Municipal da Teresina, garantindo também uma maior prestação de serviços.

Parceiros como Fundação Municipal de Saúde- FMS, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL, Fundação Cultural Monsenhor Chaves – FCMC, Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social – SEMTCAS, Empresa Teresinense de Processamento de Dados – PRODATER, Secretaria Municipal de Educação – SEMEC integrarão o evento, além de instituições de ensino superior, organizações juvenis, igrejas católicas e evangélicas e empresas privadas.
 

Erinalda Feitosa Pereira
Secretária Municipal da Juventude – SEMJUV