Coordenadoria Municipal da Juventude escolhe presidente do Comad

 

O coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ), Samuel Pessoa, é o novo presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad). A escolha foi durante a reunião de votação realizada nesta quinta-feira, 31, no Teatro Banzeiros, Orlando Francisco de Souza foi eleito vice-presidente. Há um mês, dia 1º de março, o prefeito Roberto Sobrinho empossou os membros do Comad e agora foi realizada a eleição de escolha da presidência e coordenação. O conselho é formado por representantes do poder público municipal; por membros da sociedade civil organizada e Câmara dos Vereadores.

Após a eleição foram tomadas algumas decisões importantes para que o conselho atue. “Agendamos para o dia vinte e oito de abril, uma reunião de planejamento estratégico do Comad para este ano. O nosso foco são as ações e projetos de prevenção, tratamento, fiscalização e legislação através de políticas públicas sobre drogas. Todo este trabalho será realizado por comissões que buscarão aproximar cada vez mais a comunidade com as ações da prefeitura através das secretarias e coordenadorias”, informou Pessoa.

A instalação do Comad ficou sob responsabilidade da CMPPJ. A primeira dama municipal, Lucilene Peixoto, incentivou desde o começo das discussões sobre a criação do conselho. “O prefeito Roberto Sobrinho apoiou este projeto e sempre determinou que as ações das secretarias e coordenadorias sejam voltadas para a prevenção, orientação e que sempre fossem acolhidos os jovens para tirá-los da ameaça das drogas e da violência, e agora depois de muita discussão e debates o conselho é uma realidade”, apontou o presidente do Comad.

Ações Anteriores

Esta é mais uma ação da Prefeitura de Porto Velho para a problemática das drogas, há pouco mais de um ano foi criada e instalada a Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida que atende exclusivamente mulheres com dependência química, também foi criado o Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas (Caps/ad). No Caps/ad o atendimento é ambulatorial para jovens e adultos, atualmente são atendidas cerca de mil pessoas. Outra ação de prevenção importante é na área de educação com a Jornada Ampliada, que mantém as crianças na escola no horário em que não está estudando, com a finalidade de transmitir outros conhecimentos e envolvê-las em práticas esportivas, tirando-as da situação de vulnerabilidade social. Pela CMPPJ está em atividade o projeto ‘Nós na Prevenção’, que busca através da música, arte, dança, oficinas, palestras prevenir e criar multiplicadores em prevenção de drogas.