Segurança escolar na pauta da CMM

Marcando o sétimo dia do massacre que vitimou 12 adolescentes na escola Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM) põe na pauta do dia as questões que afetam a segurança nas escolas públicas da capital.

Proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, a discussão que acontece a partir das 14h desta quarta-feira (13) visa debater as políticas públicas para o setor educacional, tendo como base a violência a que as crianças estão expostas, mesmo no âmbito da sala de aula.

“Queremos ouvir as sugestões dos profissionais da área e suscitar soluções para humanizar mais o ambiente escolar. A violência não é uma realidade apenas no Rio, vide o recente registro de um pedagogo que abusou de sete crianças em uma escola do município”, diz o vereado Elias Emanuel (PSB), que preside a comissão.

O parlamentar também salienta que, atualmente, a segurança nas escolas de Manaus é feita por profissionais de empresas terceirizadas, cujo treinamento é mais voltado para atuação em bancos e portas de fábricas, mas sem nenhuma experiência no âmbito pedagógico.

Emanuel também fala que as propostas surgidas na audiência de hoje serão transformadas em emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município, que deve chegar à CMM até a próxima sexta-feira.

Participam da audiência na tarde de hoje representantes das secretarias estadual e municipal de educação,
Pastoral da Criança da Igreja Católica, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CMDA) e Secretara de Segurança Pública do Estado.
 
Fonte:  Amazonas em Tempo