Jovens do Reino Unido trocam experiências com alunos de escola no Recife

O intercâmbio cultural e a integração social por meio do esporte movimentaram, na última quarta-feira (13), a Escola Estadual Dom Bosco, na Zona Norte do Recife. Professores e alunos receberam a visita de educadores e estudantes do Reino Unido. A ação faz parte do Programa Inspiração Internacional, uma parceria entre o Conselho Britânico e a Secretaria de Educação de Pernambuco.

“Esse programa lida com limites e regras no regimento que é construído em todos os atores que estão liderados por esse programa. A gente enfrenta a violência, participando do Bloco da Paz, do programa Escola Aberta, da Paixão de Cristo, Caminhada da Paz, do Pacto pela Vida…”, diz a coordenadora do programa Escola Aberta, Simone Lira (foto 2).

O objetivo da ação é promover a integração social por meio do esporte, mas o aprendizado vai muito além. “Pela troca de cultura. Eles aprenderem o que tem de bom numa outra cultura e os meninos ingleses aprenderem o que tem de bom na cultura brasileira”, afirma o secretário executivo de Educação, Aurélio Molina (foto 3).

De acordo com o secretário, dez crianças pernambucanas farão uma visita à Inglaterra, ainda este ano. “A tendência da gente é aumentar o programa para todas as escolas, para que todos tenham essa oportunidade. E que sirva de estímulo para a prática de esportes, para aprender inglês, para aprender as coisas boas que os outros países têm e levar o Brasil lá para fora”, diz o secretário.