Jovens latinos propõem estratégias de desenvolvimento rural

Na América Latina e Caribe cerca de 120 milhões de habitantes são jovens e um quarto deles vive no campo. Este é um dado apresentado pela Corporação Regional Procasur que, diante desta realidade, propôs a realização da Rota da Aprendizagem “Jovens talentos rurais: aprendendo com suas experiências de parceria, empreendedorismo e cidadania”, que será realizado em diversos territórios da Colômbia entre os dias 8 e 16 de maio de 2011.

A Procasur crê que a juventude é “um ator estratégico para o desenvolvimento dos territórios rurais” e “(…) existe evidência suficiente na América Latina e em outros continentes de sua crescente e relevante participação em projetos de desenvolvimento, destacando sua capacidade de inovação”. Deste modo, os temas empreendedorismo, gestão empresarial, uso de serviços de capacitação, associatividade, participação e cidadania estarão entre os principais assuntos do evento.

Uma Rota de Aprendizagem é um processo contínuo de aprendizagem no campo, que busca ampliar e diversificar o mercado de conhecimentos rurais. Através de oficinas, entrevistas, conversações e outras atividades desenvolvidas no campo, a atividade tem a proposta de gerar um espaço para a aprendizagem individual e coletiva entre os jovens.

A Rota propõe que os jovens analisem distintas estratégias e metodologias de participação em projetos e programas de desenvolvimento rural; debatam entorno de aspectos relevantes e transversais da participação dos jovens rurais nas iniciativas de desenvolvimento; e identifiquem e incorporem lições e boas práticas em ações que atualmente desenvolvem. Tal conhecimento toma forma prática em um Plano de Inovação, que identifica e organiza as aprendizagens adquiridas e incentiva sua posterior aplicação nas instituições e organizações de origem.

Grupo de Salvadores da Mesa, Associação de Mulheres e Jovens Afrocolombianos do Caribe e Associação de Jovens Empreendedores de Dorada são algumas das organizações que irão apresentar suas experiências de empreendedorismo e empoderamento de jovens rurais.

Podem participar organizações de jovens rurais e organizações e projetos públicos ou privados de desenvolvimento rural com trabalho em temáticas jovens na América Latina e África. As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril.

A participação individual tem um valor de 1.500 (mil e quinhentos) dólares americanos por pessoa. Este valor inclui gastos com alojamento, alimentação, materiais pedagógicos, transporte aéreo e terrestre desde Bogotá (Colômbia), honorários dos peritos e associações rurais receptoras. Para quem não puder cobrir a totalidade dos gastos do programa Rota, existe a possibilidade de aplicação de um Fundo de Bolsas. As bolsas serão assinadas por um Comitê Avaliador.

Para mais informações: http://www.procasur.org/talentosjovenesrurales