Oswaldo Cruz sedia a 28º edição dos Jogos Abertos da Juventude

Jogos Oswaldo Cruz

São Paulo – A cidade de Oswaldo Cruz, a 570 quilômetros da capital, recebe a partir de hoje (9), até o próximo sábado (18), a 28ª edição dos Jogos Abertos da Juventude de 2011. O evento é organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura local.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura, participa da abertura oficial do torneio amanhã, dia 10 de junho, a partir das 19 horas, no Ginásio Municipal João Torro Ovídeo, localizado dentro do Complexo Desportivo Professor Roberto Otoboni. Segundo a Prefeitura de Oswaldo Cruz, conjuntamente com a abertura dos Jogos, o radialista esportivo osvaldo-cruzense, Osmar Santos, receberá homenagem em solenidade às 20h30.

Atletas

Com exceção de algumas modalidades específicas, o evento reúne os melhores municípios do interior de São Paulo com atletas de até 18 anos de idade. A idade dos participantes varia de nove a 18 anos.

Os Jogos da Juventude começam com a fase sub-regional, classificando o primeiro de cada modalidade e sexo para a fase regional. Cada município é representado por apenas uma equipe em cada modalidade e sexo. O município sede, entretanto, participa em todas as modalidades e sexo.

Participam desta 28ª edição dos Jogos cerca de 3.300 atletas de 163 municípios, que venceram as fases regionais nas respectivas modalidades e categorias (feminino e masculino). Somando dirigentes, comitê organizador e arbitragem, são mais de 4.500 pessoas envolvidas nas disputas esportivas.

Assim sendo, haverá competições de atletismo, basquetebol, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol, xadrez e damas.

Anteriormente, comissão organizadora local dos Jogos definiu os alojamentos das delegações participantes. Além de Osvaldo Cruz, as cidades de Parapuã, Salmourão, Inúbia Paulista e Sagres também estão hospedando os atletas.

Os Jogos Abertos da Juventude são uma vitrine do esporte paulista. Por ela já passaram atletas que posteriormente se consagraram como profissionais em suas modalidades. Trata-se de uma forma de preparação das cidades para os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior que ocorrem em Julho e Novembro, respectivamente.

Fonte: DCI