Financiar a casa própria é mais barato para jovens

Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Financiar a casa própria é mais barato para jovens

Dez anos no aluguel. Esse foi o tempo que a jornalista Lilian Rambaldi, 30 anos, pagou para utilizar o bem alheio.

“Todo esse tempo no aluguel… Eu já poderia ter pago ou pelo menos estar terminando de pagar uma casa só minha”, comenta.

Aos 30 anos, Lilian tem o perfil mais desejado pelos bancos para o financiamento. A aprovação do crédito é mais rápida às pessoas com até 35 anos.

“O gerente não me explicou muito bem a razão, mas disse: ‘você tem o perfil para a aprovação mais rápida’”, lembra.

A facilidade é explicada pelo seguro saúde embutido no financiamento. Quanto maior a idade do proponente, mais caro é o seguro por morte e invalidez permanente. E, consequentemente, a parcela acaba ficando mais em conta.

“Esse seguro é uma espécie de garantia, porque se a pessoa morre, ou é constatada invalidez permanente, a dívida acaba, não é repassada aos familiares”, explica o gerente geral da Caixa Federal, em Bauru, Jorge Luis Camilo.

Com a aprovação rápida, parcelas mais baratas e maior tempo para pagar, os jovens dominam os financiamentos habitacionais de São Paulo: representam 60% dos contratos.

LAR, DOCE LAR / Apesar da ajuda bancária, Lilian pesquisou bastante antes de comprar o apartamento de cerca de 70 m², nos Altos da Cidade.

“Quando fiz 28 anos comecei a pensar em comprar um apartamento. Então fui fazendo pesquisas, até fechar o negócio. Foram meses de pesquisas”, ressalta a jornalista.

Após a escolha, Lilian procurou o banco. “Foi bem simples. Procurei um financiamento longo, de 20 anos. Paguei metade à vista e o restante nas parcelas, que equivalem ao que eu pagava de aluguel”, explica.

Apesar de ter 20 anos para pagar, a jornalista ressalta que pretende terminar antes. “Eu pago as parcelas, mas guardo para dar a mais e terminar antes do prazo.”

Lilian comemora não só a facilidade para conseguir o dinheiro, mas também o novo doce lar conquistado.  “Consegui um ótimo imóvel e com o preço super acessível. Paguei menos do que muitos aqui no prédio. O antigo dono queria vender de qualquer jeito, era um empresário que não ficava em Bauru”, lembra.

“Escolhi também pela boa localização. Como eu não tenho carro, precisava de um lugar onde pudesse encontrar tudo: padaria, farmácia, supermercado. E não é longe do centro”, contou.

O estado do apartamento também foi determinante. “Me entregaram o apartamento limpinho, todo arrumadinho, diferente de muitos outros aqui mesmo, no prédio”, diz.

Com o financiamento, Lilian mora em seu próprio apartamento há 1 ano. Ela está feliz e até despertou a vontade do namorado, Guilherme, 29, em comprar um imóvel. “Ele foi na onda e até me pediu dicas.”

Quem pega o dinheiro

58,5 %
É a porcentagem de financiamentos da Caixa Federal destinados para jovens de até 35 anos

25,4%
É a porcentagem de financiamentos destinados para pessoas 36 a 45 anos

12,2 %
É o índice de  financiamentos para pessoas 46 e 55 anos

3,5 %
É o quanto pessoas de 56 a 65 anos  representam para os financiamentos do banco estatal

0,4 %
São destinados para as pessoas com mais de 65 anos

R$ 1.382
É a diferença anual paga a mais por pessoas mais velhas em uma opção de financiamento elaborada pela Caixa a pedido do BOM DIA

Faixa etária até 35 anos quer rapidez para sair do aluguel

Segundo o gerente geral da Caixa Federal, Jorge Luís Camilo, lembra que os jovens muitas vezes têm pressa para conseguir o primeiro imóvel. E eles acabam sendo ajudados pelo banco, já que têm benefícios por conta da idade.  “Muitas vezes, o jovem está em um período de sair da casa dos pais, casar e optam pela compra do imóvel. O financimento sai mais rápido, mas também existe o consórcio para adquirir o bem”, explica.

Jorge ressalta que a divulgação por parte da mídia e de propagands também atinge mais esse público. “É essa parte do público que não tem imóveis e acaba se divulgando mais para eles”, lembra.

Quanto maior a renda da pessoa, maiores são os juros no financiamento. “O jovem também pode ter a vantagem de ter uma renda menor por conta de estar iniciando uma carreira, por exemplo, e o banco oferece uma taxa de juros menor por isso”, explica Jorge.

O gerente também destacou que, no momento em que o cliente procura o financiamento, é informado de todos os componentes das parcelas.

“O gerente faz uma simulação para que a pessoa entenda tudo o que está pagando.”

O gerente também explica que, quanto menos idade a pessoa tem, mais anos terá para pagar o imóvel. “O máximo de anos é 80 anos mais seis meses. Se uma pessoa tem 60 anos, ela terá, no máximo, 20 anos mais seis meses para pagar o financiamento.”

Como Lilian pretende fazer com o seu apartamento, outros também podem optar por pagar antes do final do prazo de financiamento. “Para amortizar o saldo antes, a pessoa pode pagar quantia maior e reduzir as prestações ou pode pagar uma parte maior, diminuindo o que deve e, assim, pagar uma prestação menor no mesmo tempo do financiamento”, explicou o gerente.

O BOM DIA lembra que todos os bancos oferecem linhas de crédito e, em primeiro lugar, o cliente deve buscar a que se adequar melhor ao perfil.

Fonte: Agência BOM DIA