UNICEF realiza mapeamento inovador com jovens

UNICEF recruta jovens para mapeamento

A UNICEF realizou um mapeamento de maneira inovadora no Rio de Janeiro, com a participação ativa de jovens. A atividade contou com a participação de 125 jovens no mapeamento de áreas de risco ambiental no bairro de Santa Teresa, no município do Rio. O elemento de novidade foram as ferramentas utilizadas no processo: pipas, balões e ‘smartphones’ (celulares multifuncionais). Os jovens serão multiplicadores desse conhecimento, uma vez que a atividade será replicada em outras cinco comunidades.

Os ‘smarthphones’ foram usados com um GPS, para localizar e mapear as fotos em tempo real. Já as pipas e balões tinham câmeras amarradas para fazer o registro aéreo de pontos específicos na comunidade.

Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro, afirmou: “Verificamos que há um grande interesse das autoridades locais de incorporar essa metodologia nas políticas públicas e um forte desejo dos adolescentes e lideranças comunitárias em usar o mapa para advogar por suas causas”.

A semana incluiu outras atividades como apresentações das lideranças locais sobre os riscos ambientais bem como depoimentos de representantes das comunidades sobre esses riscos.

A oficina ocorreu entre os dias 22 e 26 de agosto e foi feita em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS).

Fonte: ONU Brasil