Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

A educação grita … greve!

 

A participação dos movimentos estudantis e de jovens de todo o Brasil está sendo fundamental no movimento de Greve que atinge hoje cerca de 95% das universidades federais de todo o país. Esse movimento teve origem no mês de Maio e não tem prazo para finalizar. A greve das universidades públicas do Brasil já está prejudicando cerca de 1 milhão de estudantes.

Jovens da Unifesp entram na luta, juntos com os professores, por maior reconhecimento e verba para a educação

Entre as reivindicações dos professores das universidades federais estão:

  • Reajuste salarial
  • Plano de Cargo e Carreira
  • Melhores condições de trabalho

 

Jovens em Greve

Para intensificar a força do movimento grevista e tentar conquistar um espaço na mídia, jovens estudantes, professores e funcionários públicos de todos os Estados do Brasil mais estrangeiros caminharam pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro durante a Rio+20. E gritavam:

  • “Oh Professor, pode lutar! Os estudantes vão te apoiar!”
  • “10% do PIB para educação já!”
  • “O professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo!”

Estudantes, Professores e Funcionários Públicos no centro do RJ pela Educação.

Ontem a noite, dia 13 de Julho de 2012, o governo federal divulgou uma proposta de plano de carreira aos professores, que preve um aumento salarial de até 45% para os docentes em final de carreira e um aumento salarial inferior para os docentes de início de carreira. Esta proposta, de acordo com o sindicato, fica longe das reivindicações. Gerando, assim, maior ansiedade e preocupação entre os jovens que torcem para não haver atraso no calendário acadêmico, visto que a greve deve estar longe de acabar.

 

A falta de valorização aos professores ...

 

E os estudantes gritam por melhorias!

E um fato que chamou atenção foi na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde o movimento grevista começou por iniciativa dos alunos do curso de Geografia, do campus Maracanã e em pouco tempo se espalhou por toda universidade. Através de manifestações pela UERJ, os alunos chamaram atenção dos professores, fazendo com que houvesse a convocação de uma reunião docente para ser votada a entrada imediata dos docentes em estado de greve. Como pode ser visto no vídeo abaixo:

Autor:  Luiz Felipe Ribeiro Barbalat Queiroz, voluntário do Infojovem.