Eleições 2012: Construa um futuro melhor!

(Blogspot Minas Gerando)

(Foto: Blogspot Minas Gerando)

Faltam apenas três dias para as eleições que irão eleger os prefeitos e vereadores das cidades brasileiras. Muitas vezes a gente acaba deixando tudo pra última hora, mas não deixe a preguiça te impedir de fazer a sua parte para uma cidade (e, consequentemente, um mundo) melhor! Ainda dá tempo de pesquisar, refletir e escolher os melhores políticos para o seu município.

É no âmbito municipal que acontecem importantes políticas públicas de juventude como, por exemplo, a criação de conselhos, planos municipais de juventude e alguns benefícios ligados a educação e ao transporte público.

você já decidiu seu voto? Já escolheu seu candidato? Já anotou o número que você irá digitar na urna eletrônica? A principal dica para esse momento é conhecimento. E conhecimento tem tudo a ver com pesquisa e estudo.

- Odeio política e não sei nada sobre o assunto. Como posso tomar uma decisão consciente?

Não fique restrito as informações que circulam no Facebook, Orkut, na sua escola, trabalho e bar. No horário eleitoral ou site do TSE, fique atento ao candidato que mais te chamou atenção. Mesmo com tão pouco tempo disponível, você ainda pode comparar as propostas e os perfis dos candidatos.

Acesse os site oficial do seu candidato, mas também coloque o nome do seu escolhido no Google para ler outras opiniões.

Um passo importante é buscar informações do político no site do TRE. Nesse espaço, você encontra informações sobre as campanhas da eleição atual e das antigas.

Outra forma interessante de conhecer o passado do seu candidato é buscando notícias sobre ele na imprensa. É importante ler esse conteúdo com senso crítico porque os veículos de imprensa defendem interesses privados, de famílias e classes mais favorecidas economicamente. Entretanto, as matérias publicadas na imprensa podem ajudar a lembrá-lo de fatos.

- Não tenho acesso a internet em casa. E não posso (ou não quero) gastar todo o meu dinheiro na lan house pra pesquisar isso.

Nada é capaz de substituir o trabalho individual de pesquisa e reflexão. É esse ATO INDIVIDUAL que garante que sua escolha seja compatível com as suas crenças, seus gostos e com você.

Entretanto, infelizmente, nem todo mundo tem interesse/dinheiro/saco para investir umas horinhas da vida pra tentar garantir um futuro melhor pro local que vive.  Nesses casos, o Repolítica, um site super interessante um site que pode dinamizar esse trabalho, pode ser interessante!

Repolítica

Trata-se do site Repolítica, que foi criado por um grupo de cinco jovens, que decidiram trazer as campanhas eleitorais para a internet. O portal se propõe a ser uma plataforma para discussão de política, acesso facilitado a informações e uma pesquisa de candidatos.

O Repolítica funciona assim: o eleitor responde um questionário específico para cada cidade, indicando suas preferências e posições políticas. Feito isto, o site apresenta um ranking dos candidatos mais adequados ao perfil do eleitor, baseado em dados que vêm do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Transparência Brasil, dos próprios candidatos e das opiniões dos usuários.

Também é possível entrar nos perfis dos candidatos e pesquisar demais informações, como biografia, propostas e dados fornecidos pelos próprios políticos que se cadastrarem pessoalmente.

Conheça mais o Repolítica! Você sabe de outros portais que podem ajudar no estudo/pesquisa política? Corre aqui e conta pra gente!

com informações do Infojovem, Repolítica, Boa Informação e Minas Gerando