Universidade de Coimbra vai usar Enem como critério de seleção

Os alunos brasileiros interessados em entrar para a universidade de Portugal poderão se candidatar usando a nota do exame do MEC.

Divulgação.

Divulgação.                                                                            

Os estudantes brasileiros que quiserem estudar em uma das tradicionais universidades de Portugal, Universidade de Coimbra, podem pleitear uma vaga na instituição de ensino usando sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem a necessidade de avaliações oficiais portuguesas.

Esta é a primeira faculdade no exterior a aceitar o Enem como critério de avaliação. A medida tem por objetivo facilitar o acesso de brasileiros na instituição.

Os estudantes com ensino médio completo que buscam uma vaga na instituição portuguesa podem fazer a inscrição no site da universidade utilizando as notas do Enem de 2011, 2012 ou 2013. A universidade criou um site com todas as informações úteis e práticas para preparação de uma mudança para Coimbra.

A mudança obedece a uma alteração na legislação de Portugal, que agora permite às instituições de ensino superior criarem sistemas de ingresso próprios para alunos estrangeiros. Para estudar em Coimbra, o estudante deverá escolher um curso e conferir se a nota obtida no Enem é suficiente para a admissão.

O ano letivo na Europa começa no segundo semestre e a seleção para alunos brasileiros ficará aberta até o mês de agosto. A instituição portuguesa recomenda aos estudantes que procurem a Embaixada de Portugal no Brasil para tirar dúvidas sobre a obtenção de visto temporário. Só poderão concorrer às vagas brasileiros que não possuam passaporte europeu.

 

Fonte: Veja Abril online