Fórum Social debate a problemática do consumo e produção de energia no Brasil

forumenergia5webO Fórum Social Temático – Energia (FST-Energia) acontece de 7 a 10 de agosto em Brasília. De 7 a 9 ele será realizado no campus da Universidade de Brasília, e no dia 10 seus participantes se deslocarão para o Parque da Cidade. O evento será um espaço de encontro de organizações vinculadas à questão da energia no Brasil e no mundo. O Fórum atende à necessidade de refletirmos de forma ampla sobre os problemas criados pelas matrizes energéticas em uso ao redor do globo.

O FST-Energia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira (autônoma em relação a governos, partidos e empresas) que visa fortalecer as articulações entre todos que lutam por novas formas de convivência entre as pessoas e a natureza, na perspectiva da Justiça Social e Ambiental.

O FST-Energia se insere no processo de Fórum Social Mundial, no qual se prevê a realização de mais de 40 Fóruns Sociais em vários países. O evento tem como metodologia dar a mesma importância à todas as atividades, que são propostas e organizadas pelos seus próprios participantes.

Porque Energia?

A eletricidade é fundamental em nossas casas, para iluminar ruas, mover indústrias e transportes. Porém, para contarmos com essa energia é preciso construir grandes barragens, que inundam campos e cidades, expulsam moradores e pescadores da beira dos rios e indígenas de suas terras?

Será preciso queimar carvão em usinas termoelétricas que alteram, junto com o combustível usado pelos carros, caminhões e ônibus; o clima e fazem a Terra ficar cada vez mais quente?

Precisamos de perigosas usinas nucleares que deixam lixo radioativo para nossos netos?

E os apagões que nos pegam de surpresa enquanto as contas não param de aumentar para dar lucro as grandes empresas?

Existe saída para isso?

A humanidade já encontrou formas mais limpas de produzir energia com outras fontes, como o sol e os ventos, bem como maneiras de descentralizar a produção a partir das casas, das fábricas e das comunidades, barateando custos e evitando desperdícios.

5 motivos para se inscrever no FST-Energia

1 – O mundo inteiro está debatendo novas formas de se produzir energia limpa ambientalmente e socialmente sustentável;
2 – O Brasil é um país com muitas oportunidades energéticas, como o sol, que tem maior potencial energético que a maioria dos países;
3 – Ao mesmo tempo, o Brasil possui pouco avanço na busca por novas matrizes energéticas;
4 – Em sua maioria, grandes obras (como barragens) afetam negativamente povos e comunidades tradicionais;
5 – O Fórum Social Temático Energia é um encontro criado pela sociedade e para a sociedade, sem interferência de governos, empresas ou partidos.

Leia mais em fst-energia.org

Fonte: Fórum Social Temático Energia