Rio Criativo realiza Seminário de Ampliação e Fortalecimento da Rede de Pontos de Cultura.

Programação incentiva a capacitação de agentes culturais

riocriativoO Rio Criativo, programa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), promove de 1 e 3 de outubro o Seminário de Ampliação e Fortalecimento da Rede de Pontos de Cultura. O objetivo do evento é capacitar e apoiar agentes culturais do estado na gestão e implantação de novos Pontos de Cultura. A atividade é realizada em parceria com o Instituto Raízes da Tradição e faz parte das ações do Núcleo de Conhecimento do Rio Criativo, que visa estimular empreendedorismo na Economia Criativa do estado, oferecendo uma série de serviços de apoio à geração, à consolidação e ao fortalecimento da área.

Oficinas de elaboração de projetos para inscrição em edital e cursos de Marketing e Cultura Digital, Produção Executiva em Eventos, Técnicas de Negociação com Patrocinadores, dentre várias atividades, fazem parte da programação, destinada a representantes de Pontos de Cultura e agentes culturais interessados em fazer parte da Rede de Pontos de Cultura.

O Seminário proporciona também encontros com membros da Representação Regional do Ministério da Cultura (MinC), da Coordenadoria de Diversidade Cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e de Pontos de Cultura integrantes da Rede Estadual.

Na abertura do evento, os convidados apresentarão o Programa Cultura Viva, destacando a ação Pontos de Cultura, as experiências das instituições já integrantes da Rede e o Edital de Ampliação da Rede Estadual de Pontos de Cultura, que tem inscrições abertas até 13 de outubro. O encontro inclui, ainda, a exposição dos Resultados Preliminares sobre a pesquisa acerca da Rede de Pontos de Cultura do Estado.

O Edital de Ampliação da Rede Estadual de Pontos de Cultura, com inscrições online abertas até 13 de outubro no site http://www.cultura.rj.gov.br/editais/CP0052014.php, é uma ação realizada no âmbito do Programa Cultura Viva, resultante da parceria entre a SEC e o MinC. Mais informações sobre os programas Rio Criativo e o Cultura Viva podem ser encontradas nos sites  www.riocriativo.rj.gov.br e www.cultura.gov.br/cultura-viva1, respectivamente.

As Inscrições devem ser realizadas através do e-mail [email protected] e do telefone (21) 2333- 4188/4035/1343/4183 até 30 de setembro, ou no local, a partir das 12h do dia 1/10.

A sede do Rio Criativo está localizada no prédio do Liceu de Artes e Ofício no centro do Rio, na rua Frederico Silva, 86/ 7º andar bloco B.

Programação completa do evento:

Dia 01 – quarta-feira, 1º de outubro de 2014

14h – Abertura do Seminário

1-   O Programa Cultura Viva – Fábio Lima (Chefe da representação RJ/ES do MinC)

2-   A Diversidade Cultural: grupos identitários e comunidades  –  Ana Paula Jones (presidente do Raízes da Tradição)

3-   O Edital de Ampliação da Rede de Pontos de Cultura – Fernanda Buarque (Coordenadora de Diversidade Cultural/ SEC) e Verônica Nascimento (Gerente da Rede de Pontos de Cultura/ SEC)

4-   Vantagens e desafios em ser um Ponto de Cultura – Dilma Negreiros (Casa de Cultura Hip Hop – CIEMH²) e Nyeta Magalhães (O Som das Comunidades)

15h – Tempo para Debate

15h15 – Apresentação dos Resultados Preliminares da Pesquisa sobre a Rede Estadual dos Pontos de Cultura – Marcella Camargo

15h45 – Tempo para Debate

16h15 – Intervalo – Coffee break

16h30 – Oficina de Apoio ao Edital do Pontos de Cultura

20h30 – Encerramento

Dia 2 – quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

10h – Curso de Produção Executiva em Eventos

10h – Curso de Gestão do Tempo

12h – Intervalo para Almoço

13h – Curso de Produção Executiva em Eventos (continuação)

13h – Curso de Gestão do Tempo (continuação)

17h – Término dos Cursos

Dia 3 – sexta-feira, 3 de Outubro de 2014

10h – Curso de Marketing e Cultura Digital

10h – Curso de Técnicas de Negociação com Patrocinadores

12h – Intervalo para Almoço

13h – Curso de Marketing e Cultura Digital (continuação)

13h – Curso de Técnicas de Negociação com Patrocinadores (continuação)

17h – Término dos Cursos

Seminário de Ampliação e Fortalecimento da Rede de Pontos de Cultura

1 de outubro: 14h30 às 20h30

2 de outubro: 10h às 17h

3 de outubro: 10h às 17h

Local: Rio Criativo – Rua Frederico Silva, 86/ 7º andar bloco B – Centro – Rio de Janeiro

Informações e inscrições:

21 2333.4188 | 2333.4035 | 2334.1343 | 2333.4183

[email protected]