Compartilhe essa ação: #diadedoar!

dia de doarNo dia 2 de dezembro acontece em escala nacional o #diadedoar, uma campanha de promoção à doação para organizações da sociedade civil. O #diadedoar não é uma plataforma de doação, mas um chamado à ação para celebrar a doação e encorajar doações maiores, melhores e mais inteligentes durante a época das festas natalinas.

O #diadedoar é a versão brasileira da campanha mundial #GivingTuesday, que será realizada no mesmo dia. A proposta é que todos façam alguma ação de doação no dia 02 de dezembro e que as organizações se mobilizem para pedir doações. Além de promover o ato de doar, a campanha pretende aumentar a divulgação e a sensibilização dessa causa nas redes sociais e mídias, buscando transformar a cultura de doação no Brasil.

O conceito dessa ação surgiu nos Estados Unidos em 2012, como um contraponto ao Black Friday, uma data na qual consumidores podem comprar produtos com grandes descontos e quando é registrado um grande consumismo americano. No Brasil, o varejo se beneficia das vendas da época de festas de final de ano e já importou dos Estados Unidos o Black Friday, a ideia agora foi “copiar” também o #GivingTuesday, com um nome mais fácil e com mais apelo social.

O #diadedoar é uma ação descentralizada organizada pelo “Movimento por uma Cultura de Doação” que é formado por uma coalização de organizações e indivíduos que se reúnem desde o ano passado para promover iniciativas que incentivem a doação. “O que fazemos é promover a ideia e liderar a campanha de comunicação, inspirando organizações, empresas, movimentos e indivíduos que queiram realizar alguma ação. Mas, efetivamente no dia 02 de dezembro, nós não realizamos nenhum evento físico. Porém, nossos parceiros, que são aqueles que aderem ao #diadedoar, promovem centenas de eventos pelo país, de jantares a bazares, com ações de captação de recursos”, explica o presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), João Paulo Vergueiro. A ABCR se tornou oficialmente, esse ano, a organização que representa o #diadedoar dentro das campanhas globais do #GivingTuesday.

Cada instituição pode criar sua própria campanha de doação para causas específicas e também organizar eventos dentro do hashtag “diadedoar “. ONGs podem criar campanhas de captação, empresas podem sugerir ações de doação dentro da companhia com seus empregados e até governos podem participar. “Queremos um país inteiro mobilizado no dia 02 de dezembro, chamando a atenção da sociedade”, destaca João Paulo.

Para o presidente da ABCR, movimentos e ações como este se fazem necessários na tentativa de mudar a cultura do Brasil para que as pessoas entendam a importância em contribuir com as organizações sem fins lucrativos. Como ele mesmo afirma, a sociedade não discute em casa, no trabalho e nem nas escolas a importância de doar para ONGs, mas hoje já se aprende a reciclar, a não fumar, entre outras coisas. “Ser cidadão significa também contribuir socialmente, doando para a sustentabilidade das organizações da sociedade civil. Queremos disseminar a cultura de doação”, completa.

Pensando na divulgação dessa causa, a juventude é um dos pontos chaves, com o seu poder de comunicação e energia. “Nossa juventude desenvolve iniciativas que são transformadoras. Os jovens podem fazer três coisas fundamentais para colaborar: escolher causas, doar para organizações que as promovem e, principalmente, divulgar, divulgar e divulgar a doação. Quanto mais divulgarem, mais vão alcançar as pessoas com o seu exemplo de cidadania social” finaliza João Paulo.

Acesse o site da campanha e saiba mais em: http://www.diadedoar.org.br/